Regras em 1916 (Quarta Parte)

Para o jogo de foot-ball associação
Traduzidas do original inglez pelo Dr. Mario Cardim
Revistas pelo Snr. Charles Miller


TEXTO DAS REGRAS


                                             2ª. REGRA

Duração do jogo

O jogo deve durar 90 minutos, salvo mutua combinação.

Escolha dos goals

O partido favorecido pela sorte tem o direito de optar pelo ponta-pé inicial (kick off) ou escolha do goal.

Kick-off

O jogo deve ser iniciado por um ponta-pé na bola, collocada no centro do campo do jogo, em direção á linha do goal opposto; os adversários não se podem della approximar maIs de 9,14m. antes que seja jogada, e também nenhum dos jogadores de qualquer dos lados poderá passar alem da linha do centro, antes desse ponta-pé.



                                    Commentarios para a Regra 2ª.

Deve-se prolongar o jogo até completar os 90 minutos, a não ser que os 2 capitães informem ao juiz que desejam abrevial-o. A duração d um jogo em que se disputa um campeonato ou uma taça, não pode ser alterada por ninguém, uma vez que tenha sido prefixado.
O ponta-pé inicial será dado do centro da roda, e não sendo feito assim, será repetido, mas não haverá ponta-pé livre. Nota-se que o jogo começa com este ponta-pé inicial e não com o signal do juiz, não podendo avançar nenhum jogador antes que a bola tenha dado uma volta inteira.




                                              3ª. REGRA

Intervallo



Não é permitido mudar de goal antes do intervallo, o qual a não ser com consentimento do juiz, nunca deve exceder a 5 minutos.
Feito um goal, o lado que perdeu tem direito ao ponta-pé inicial, mas, depois do intervallo, terá direito o partido opposto áquele que o teve no começo do jogo, sempre de conformidade com as disposições da regra 2ª.



                                     Commentarios para a Regra 3ª.

Está a cargo do juiz impedir perdas inúteis ou propositaes de tempo. É condemnavel a táctica de desperdiçar o tempo com o fim de impossibilitar ao adversário de igualar-se em pontos ou reganhar terreno perdido.
Havendo necessidade de prolongar o jogo por mais meia hora por causa de empate, os capitães escolherão novamente o campo por meio da sorte. O jogo durará 15 minutos em cada lado.


São Paulo, março de 1916



NA PROXIMA SEMANA ABORDAREMOS A QUARTA E A QUINTA REGRAS


Obs. Os textos foram reproduzidos do ‘GUIA BRASILEIRA DE FOOTBALL ASSOCIAÇÃO’ editado em março de 1916 e a ortografia utilizada é a original da época.


Gustavo Caetano Rogério

Leia mais
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