O DIA 9 DE JULHO

O dia 9 de julho é feriado em São Paulo, mas você sabe por que?
 
Entenda o por que essa data é tão importante para os paulistas e para o Brasil, e se ela tem relação com os recentes acontecimentos no nosso país:
 
Para quem não sabe, o 9 de julho é feriado somente no Estado de São Paulo. Criado em 1997, há muitas pessoas que não sabem o real significado dessa data, por mais que ela de tenha 16 anos. O tema desse dia, porém, já percorreu as ruas do estado e do Brasil nas ultimas semanas com bastante força. Essa data tem suas origens nos motins e nas manifestações de 1932, originarias do Estado de São Paulo, popularmente conhecidas como Revolução Constitucionalista.
 
Em 1932 Getulio Vargas era presidente do Brasil, há dois anos, após o golpe de estado de 30. Em 1930 Getulio não foi eleito presidente. Porém, inconformado com o fracasso nas eleições, procurou o apoio dos estados de Minas gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba para impedir que o candidato eleito tomasse posse. Graças ao apoio militar adquirido, Getulio assumiu o comando do país.
 
O recém presidente desmanchou os congressos estaduais e municipais, indicando sucessores políticos             que não agradaram os membros da oligarquia paulista. Em decorrência de certas nomeações, as pessoas se irritaram com o presidente, organizando inúmeros comícios, manifestações e atos públicos.
 
Cerca de 200 mil pessoas compareceram na Praça da Sé em um desses comícios, recebendo atenção nacional e internacional.
 
     O ESTOPIM DOS PROTESTOS:
 
                                                              Quando quatro estudantes foram assassinados por partidários de Getulio, os protestos começaram em grande escala. Então, na data de 9 de Julho de 1932, as manifestações adquiriram mais causas: redemocratização e elaboração de uma outra Constituição. O episódio ficou conhecido como Revolução Constitucionalista, nome dado ao eminente feriado.
 
O feriado chega num momento importante da historia de nosso país, em que milhares de pessoas estão saindo ás ruas para demandar melhores condições, de educação, de saúde, de infra-estrutura e muitos outros aspectos. E no momento atual a população aguarda as eventuais medidas que nossos governantes irão tomar para que, pelo menos desta vez, tudo se resolva pacificamente e os atos de vandalismo não sejam mais repetidos como recentemente se fizeram presentes.

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440