I COPA PARQUE ORLANDO VILAS BOAS - 2013

  
I COPA PARQUE ORLANDO VILAS BOAS - 2013
 
REGULAMENTO
 
As equipes participantes da competição estão se filiando a LIGA LAPA DE FUTEBOL AMADOR automaticamente, aonde acrescentamos o valor de R$ 30,00, junto à taxa de inscrição e a sua mensalidade de R$ 60,00 será abonada no período de competição (17/08 á 30/11)e considerando as partidas realizadas e seus resultados como base para formação do ranking.
 
 
CAPÍTULO I
Das Finalidades
 
Art. 1º - A I COPA PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS tem por finalidade a integração total entre torcedores, clubes e atletas e principalmente o fortalecimento do esporte na região da lapa e arredores.
 
Art. 2º - Este evento será promovido LIGA LAPA DE FUTEBOL AMADOR e disputado por 16 equipes, no campo de futebol (Principal) de grama natural do PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS, no bairro da lapa cidade de São Paulo, SP, entre os dias 17/08 à 30/11/2013.
 
Art. 3º - A I COPA PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS é uma competição oferecida pelas equipes tradicionais do bairro da lapa, Administração do PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS e LIGA LAPA DE FUTEBOL AMADOR.
 
 
CAPÍTULO II
Da Participação
 
Art. 4º - 15 equipes com horários no campo do PARQUE (Domingo) e mais 1 convidada farão parte dessa competição, somando o total de 16 equipes.
 
Parágrafo Único - As equipes somente terão condições de participar, se apresentar na data limite para a inscrição os seguintes documentos:
 
1)     TERMO DE COMPROMISSO DE PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE
2)     COMPROMISSO DO JOGADOR E RELAÇÃO DAS ASSINATURAS
3)     AUTORIZAÇÃO DOS PAIS E RESPOSANVEIS (ATLETAS ENTRE 16 e 17 ANOS)
4)     FICHA DE INSCRIÇÃO
 
 
CAPÍTULO III
Das Inscrições e Identificação
 
Art. 5º - Cada equipe deverá efetuar o pagamento de R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais) para regularizar a sua inscrição.
 
Art. 6º - Ao inscreverem-se na competição as associações / clubes (todos os membros que integram as dezesseis equipes) automaticamente aceitam:
 
 
 
a) Cumprir as regras oficiais aprovadas pela FIFA e obedecer as clausulas deste regulamento.
 
b) Aceitar que todos os assuntos administrativos, disciplinares e arbitrais relacionados com a competição serão dispostos e resolvidos pela COMISSÃO ORGANIZADORA de acordo com este regulamento e nas decisões e regras da FIFA.
 
c) Aceitar todos os acordos relacionados com a organização, feitos pela COMISSÃO ORGANIZADORA de acordo com a FIFA.
 
Art. 7º - Cada equipe devera inscrever 22 (vinte e dois) atletas na competição, e mais 2 membros da comissão técnica.
 
Parágrafo Único - LISTA FINAL: A lista final dos 22 jogadores e 2 de comissão técnica deverá ser entregue a COMISSÃO ORGANIZADORA, usando o formulário oficial do evento até a data máxima de 14 de Agosto de 2013 (Quarta Feira), por e-mail ou pessoalmente.
 
Art. 8º - A Lista da Partida poderá conter 22 jogadores e 2 representantes de comissão técnica, previamente credenciados e autorizados pela COMISSÃO ORGANIZADORA.
 
Art. 9º - Qualquer outra pessoa, incluindo os jogadores não relacionados para a partida do dia, representantes administrativos que não estejam relacionados na pré-súmula não poderão permanecer, por qualquer motivo, no campo de jogo durante as partidas. Contudo, deverão assistir à partida na área específica indicada pelos organizadores da competição.
 
Art. 10º - No caso de um goleiro ter que ser substituído por um atleta de linha (devido a lesão ou cartão vermelho), cada equipe deverá ter a disposição em todos os jogos uma camiseta de goleiro RESERVA para poder distinguir o substituto dos demais jogadores.
 
Art. 11º - Cada atleta poderá ser inscrito apenas por uma única equipe, caso haja duplicidade, o jogador deverá se comprometer com uma delas, e o seu nome poderá ser substituído, até a data de 16 de Agosto de 2013 (Sexta Feira). Será considerado atleta da equipe que efetuar seu primeiro jogo, e a outra equipe irá perder automaticamente a inscrição de um atleta não podendo substituí-lo durante a competição.
 
Art. 12º - A equipe que incluir em uma partida atleta que tiver jogado em outra equipe, ou que não esteja regularmente credenciado, perderá os pontos em favor da equipe adversária e ainda estará sujeita a outras penalidades previstas neste regulamento.
 
Parágrafo primeiro – A inscrição de atletas menores de 18 anos e com 16 anos completos, somente será aceita mediante a apresentação, por escrito, de autorização do responsável.
 
Parágrafo segundo – Somente os jogadores e membros da comissão técnica credenciados na competição poderão participar das partidas.
 
Art. 13º - O Capitão legal de cada equipe, obrigatoriamente, deverá assinalar a súmula contendo os 22 (Vinte e dois) jogadores do jogo, e os 02 (dois) membros da comissão técnica antes da partida.
 
 
 
 
 
 
 
CAPÍTULO IV
Do Cronograma
 
DATAS


24/07/2013 REUNIÃO EQUIPES E DISCUSSÃO DO REGULAMENTO - SORTEIO
14/08/2013 ENTREGA DOCUMENTOS
17/08 à 30/11 PERIODO DE COMPETIÇÃO
14/08/2013 PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 250,00
13/09/2013 PAGAMENTO DA TAXA DE ARBITRAGEM PRIMEIRA FASE R$ 330,00
Semana anterior ao jogo PAGAMENTO QUARTAS DE FINAL FINAIS R$ 110,00
Semana anterior ao jogo PAGAMENTO SEMI FINAL
Semana anterior ao jogo PAGAMENTO FINAL
 
 
 
CAPITULO V
CLASSIFICAÇÃO
 
Art. 14º - A 1ª e 2ª Equipe colocada em cada grupo no termino da 1ª fase da competição, classificasse automaticamente para 2ª Fase da competição. No caso de empate por pontos os critérios secundários de classificação serão:
 
1 – Confronto Direto
2 – Saldo de Gols
3 – Gols Pró
            4 – Gols Contra
            5 – Cartão Vermelho
            6 – Cartão Amarelo
            7 – Sorteio
 
            Parágrafo Único: Classificadas as equipes dentro de cada grupo, será formada uma classificação geral com as 8 equipes considerando os critérios acima como base para a sua formação. A equipe com melhor índice enfrentara a 8ª, a segunda enfrentara a 7ª e assim consequentemente:
 
            Quartas de final – 1º Melhor Colocado X 8º Melhor Colocado
                                           2º Melhor Colocado X 7º Melhor Colocado
                                           3º Melhor Colocado X 6º Melhor Colocado
                                           4º Melhor Colocado X 5º Melhor Colocado
 
                     Semi Final - 1º Melhor Colocado X 4º Melhor Colocado
                                           2º Melhor Colocado X 3º Melhor Colocado
 
Final e Disputa de 3º e 4º – 3º Melhor Colocado X 4º Melhor Colocado
                                              1º Melhor Colocado X 2º Melhor Colocado
 
 
 
 
CAPITULO VI
SANÇÕES DISCIPLINARES
 
Art. 15º - Caso um jogador, técnico ou qualquer integrante da equipe receba um cartão vermelho e seja expulso do campo de jogo, o mesmo cumprirá automaticamente suspensão do próximo jogo de sua equipe. A comissão disciplinar se reunirá para decidir se um jogo de suspensão é suficiente para os motivos da expulsão. As equipes podem entrar com recurso sobre a decisão da comissão disciplinar de acordo com os artigos do item deste regulamento.
 
Art. 16º - Qualquer membro da equipe, torcedor ou simpatizante que colocar a segurança do evento em risco será punido, sendo a equipe responsabilizada pelo mesmo.
 
Art. 17º - Qualquer situação antidesportiva causada por algum atleta, membro de comissão técnica, torcedor será de inteira responsabilidade da equipe e cabe a ela cumprir com a sanção disciplinar estabelecida.
 
Parágrafo Primeiro: Será banida da competição equipes que promoverem durante a competição brigas generalizadas, fogos de artifício, uso de drogas, incitar atos de violência.
 
            Parágrafo Segundo: A presença do FAYR PLAY (Jogo Limpo) e o grande objetivo da I COPA PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS.
 
 
CAPITULO VII
CÔMITE DISCIPLINAR
 
Art. 18º - A Comissão Disciplinar será formada por três representantes, escolhidos por votação das equipes participantes:
 
·         Presidente
·         Vice Presidente
·         Diretor
 
 
Art. 19º - Esta comissão será responsável em resolver os incidentes de natureza disciplinar ocorridos em toda competição segundo o seguinte procedimento:
 
1) Ao tomar uma decisão, a comissão disciplinar se baseará no relatório do
árbitro e, se considerar necessário, a toda outra evidência existente (Diretor da competição, Supervisor de arbitragem, Cronometrista e gravações de vídeo).
 
2) Estas evidências devem ser usadas, contudo, somente para julgar assuntos disciplinares, não afetando em momento algum as decisões adotadas pelos árbitros e seus respectivos relatórios.
 
Art. 20º - Serão definitivas as seguintes decisões desta comissão disciplinar:
 
a) Advertências, proclamações e reprovações impostas a jogadores, árbitros, oficiais e participantes.
 
b) Suspensões impostas a jogadores, árbitros e oficiais.
 
Art. 21º - A comissão disciplinar deverá, ao tomar uma decisão, referir-se ao código disciplinar da FIFA que poderá ser consultada na página da “FIFA.com”.
 
 
 
Art. 22º - Está vetada qualquer tipo de apelação após a decisão final da comissão disciplinar.
 
 
CAPÍTULO VIII
Da Premiação
 
Art. 23° – Os times, Campeão, Vice-Campeão receberão troféus.
 
            Parágrafo primeiro: Os atletas dos times Campeão, Vice-Campeão e 3º Colocado receberão medalhas.
 
Parágrafo segundo: Será entregue troféu individual para os seguintes destaques:
 
1)     Melhor Goleiro
2)     Artilheiro
3)     Destaque da competição
 
 
CAPÍTULO IX
Das Disposições Gerais
 
Art. 24° - As equipes, dirigentes e atletas participantes na I COPA PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS - 2013, são obrigados a respeitar este Regulamento, normas e boletins oficiais expedidos pela Comissão Organizadora e seu comitê disciplinar, como também as publicações na Internet no seguinte link:  https://www.facebook.com/LigaLapaDefutebolAmador?bookmark_t=page ou Boletins enviados: ligalapadefutebolamador@hotmail.com e Divulgação: www.mcmix.com.br.
 
Art. 25° - A equipe que danificar praça de desportos, sede ou quaisquer outras dependências, deverá efetuar a indenização pelos danos causados, no prazo que for fixado, independente das sanções aplicadas pelo COMITÊ DISCIPLINAR.
 
Art. 26°- Os pontos de equipe eliminada da competição, ou que desistir da mesma, serão
atribuídos aos demais componentes do grupo, atribuindo-se o placar de 1 a 0, independente
dos jogos já realizados, cujos resultados numéricos tornar-se-ão nulos a critério da Comissão Organizadora.
 
Parágrafo Único - Os Cartões Vermelhos e Amarelos, também tornar-se-ão nulos, nas partidas realizadas por estas equipes.
 
Art. 27º- Na primeira fase da competição, o tempo de jogo terá a duração de 30 x 30 minutos, com 10 minutos de intervalo, exceto nas Fases Finais, cujo tempo será de 35 x 35 minutos, com 10 minutos de intervalo, e os jogos serão regidos pelas normas e regras da “FIFA” adaptadas e respeitadas no que rege o presente Regulamento.
 
Parágrafo Único - Por fatores adversos ao bom andamento da partida, a mesma será considerada encerrada após ter percorrido 4/5 (quatro quintos) do tempo de jogo.
 
Art. 28º - Encerrada a rodada, e com os resultados dos jogos realizados homologados, não
caberá recurso, e não se aplicará efeito retroativo no tocante à classificação.
 
Art. 29° - No caso de estar presente em campo somente um dos times, este será considerado vencedor do jogo, desde que esteja devidamente documentado e com o número mínimo de atletas (onze) devidamente uniformizados exigido pelo presente REGULAMENTO, caracterizando desta forma o WO.
 
 
 
Art. 30° - Os Representantes de campo terão competência para decidir sobre o horário de
início da partida, caso seja conflitante com o horário previsto na tabela ou outra anormalidade
julgada pertinente.
 
Parágrafo Único - As equipes que provocarem atrasos para o início das partidas, poderão ser punidas com perda de pontos, a critério da Comissão Organizadora ou Comitê Disciplinar.
 
Art. 31° – RG, CARTEIRA DE TRABALHO, CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH) ou PASSAPORTE serão os documentos oficiais e aceitos no dia dos jogos, não será aceita foto copias mesmo que autenticadas.
 
Art. 32° - No caso de coincidência na cor da camisa dos atletas, caberá a troca ao time que
estiver à esquerda na tabela.
 
Art. 33° - Poderão permanecer no banco de reservas o técnico responsável pelo time e um
Auxiliar, e atletas suplentes, desde que uniformizados, devidamente documentados e não cumprindo pena disciplinar aplicada pelo comitê disciplinar
 
Art. 34°- O time que permanecer sem o número mínimo de 7 (sete) atletas, no decorrer da
partida, será considerado perdedor, sendo perdedora por W.O.
 
Art. 35°- À equipe inscrita caberá a responsabilidade dos exames médicos e assistência
médica aos seus atletas e dirigentes, antes, durante e após as partidas.
 
Art. 36° - A equipe que causar a paralisação de uma partida poderá ser eliminada da
competição.
 
Parágrafo Único - As causas do não prosseguimento de uma partida serão analisadas e julgadas pelo COMITÊ DISCIPLINAR, que aplicará as sanções cabíveis, cuja pena poderá ser a eliminação da equipe na competição.
 
Art. 37° - O cartão amarelo é cumulativo para efeito de suspensão automática, mesmo na transposição das fases.
 
Art. 38° - Os boletins, as publicações no site da Copa, os comunicados e citações no site ou
enviados por e-mail, pelo Comitê Dirigente e/ou Comitê Disciplinar, serão considerados como
documentos oficiais e partes integrantes deste Regulamento.
 
Art. 39°- Serão permitidas 5 (cinco) substituições, mais (1) para goleiro somando o total de 6 substituições durante as partidas.
 
Art. 40°- Nenhuma partida deixará de ser realizada pelo não comparecimento do árbitro e/ou de seus assistentes, cabendo aos dirigentes das equipes a indicação de pessoas que dirigirão a partida, de comum acordo com o representante da I COPA PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS – 2013.
 
Parágrafo Único - Será considerado perdedor o time que obstruir o comum acordo e não participar da partida, sendo o caso, de imediato, encaminhado ao COMITÊ DISCIPLINAR, para as sanções pertinentes.
 
 
 
Art. 41° - Como forma de prevenir acidentes, julga-se por bem o uso de caneleiras como parte do uniforme de jogo.
 
Art. 42ª – Em caso de fortes chuvas no período de 24 horas, antes da rodada a mesma será será cancelada.
 
Art. 43° - As interpretações e os casos não previstos, omissos, duvidosos e todos aqueles de força maior deste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizador e/ou Comitê Disciplinar da I COPA PARQUE ORLANDO VILLAS BOAS – 2013.

 

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