MINHA OPINIÃO COM OUTRAS PALAVRAS...

Uma entrevista que li e dada por Gutenberg de Paula Fonseca retrata, numa de suas opiniões, exatamente meu pensamento e algo que tenho muito tentado passar á todos, alertando-os ou sensibilizando-os com relação a redução da idade dos árbitros para estarem no Quadro Nacional. Ao ser perguntado qual a razão que árbitros de pouca idade acabam se perdendo no meio do caminho, e se arbitrar hoje em dia é mais difícil de que antigamente, disse, com palavras que eu ainda não tinha encontrado, a grande verdade sobre o momento atual de nossa arbitragem, e o desserviço que os atuais dirigentes prestam a ela:
 
 
“ A culpa é toda do sistema. Sistema esse que parece época de guerra: Recruta aqueles que estão com idade para ir ao campo de batalha, mas não tem o preparo que o tempo com bastante exercício possa prepará-los. O que vai sempre acontecer? Uma grande maioria (inclusive aqueles que seriam uma grande promessa) vai morrer no campo de batalha e os Generais vão continuar vivos montando mais exércitos de combate contando com a sorte”.
 
 
Nada mais perfeito para retratrar por quais razões não se tem mais árbitros como antigamente. Nada mais perfeito para retratar a baixa qualidade de nossas arbitragens. Nada mais perfeito para se ouvir da FIFA que nossos árbitros precisam ser mais bem preparados. Nada mais perfeito para se entender a razão de um Quadro FIFA montado por interesses outros e não pela qualidade de quem a ela chega.
 
 
Nada mais perfeito para definir a insensibilidade, para não se dizer falta de visão dos Generais da atualidade. Nada mais perfeito para definir o descaso, e como diz a matéria, “contando com a sorte” a cada partida arbitrada. Nada mais perfeito para definir “a importância do oba-oba” dos Generais, em detrimento da busca pela qualidade, pela condição do árbitro, e não pelo ano em que nasceu...
 
 
E para você que não é um “maluco vendo todas as arbitragens e todos os árbitros” diariamente, uma certeza: Nosso país tem muito árbitro de qualidade, diferentemente do que muitos possam imaginar, mas enquanto o sistema for “burro” (burro para os interesses legítimos da arbitragem, mas inteligente para seus interesses pessoais) continuaremos a viver este caos nas renovações e no surgimento (independente de idade) de árbitros com qualidade. Eles existem sim, o que falta é visão e interesse de alguns dos...Generais.
 
 
 
Gustavo Caetano Rogério
 
 
 
ET. A matéria citada acha-se na Internet, em Voz do Apito.

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440