ÉTICA DESPORTIVA?

 Valdivia “foi punido” por forçar terceiro Cartão Amarelo, e, observe-se com total respaldo da Legislação Desportiva. Mas vejam se o que passo a enumerar não são situações passíveis de se “Assumir atitude contrária á disciplina ou á ética desportiva” e que por questões de igualdade também deveriam merecer sanções, mas por absoluto oportunismo eventual, como no caso Valdivia, o STJD não o faz:
 
. Emerson Sheik simulando descaradamente e arbitro marcando penalidade máxima não é uma situação contrária á disciplina e á ética? Quantos simuladores, ou mesmo árbitros, você já viu sendo punidos?
 
. Jogadores cobrando arremessos laterais, usando uma única mão para obter vantagens ilícitas não é uma situação contraria á disciplina e á ética? Quantos jogadores e até árbitros você já viu sendo punidos?
 
. Jogadores que vão ser substituídos simulam estarem contundidos, pedem entrada de maca, para ganharem tempo e até por orientação de seu treinador, não é uma situação contrária á disciplina e á ética? Quantos vocês já viram sendo punidos?
 
. Rogério Ceni jogando uma segunda bola para parar ataque do adversário, não é uma situação contrária á disciplina e á ética? Será punido? (Este é até capaz pois vai dar Ibope ao TJD)
 
. Antes de Valdivia, Tite, em entrevista declarando que ordenou a Paulinho receber o terceiro Cartão Amarelo, não é uma situação contrária á disciplina e á ética? Tite foi punido?
 
. Receber a gentileza de uma equipe colocando a bola para fora para que o adversário contundido seja atendido, mas ou não devolvendo a gentileza ou ainda devolvendo, mas muito mais longe do ponto em que recebeu, não é uma situação contrária á disciplina e á ética? Você já viu alguém sendo punido?
 
. De muito tempo atrás, as imagens podem ser utilizadas para questões disciplinares, correto? Quantas e quantas vezes vocês viram jogadores simulando terem recebido cotoveladas no rosto, as imagens mostram ao contrário, alguns até são expulsos, não são situações contrarias á disciplina e á ética? Quantos vocês já viram serem punidos?
 
. Jogadores rolando pelo gramado, levando ás mãos á pernas, rostos, etc. segurando os tornozelos como se tivessem sido duramente atingidos, e com as imagens mostrando que nenhum contato existiu, com alguns sendo expulsos inclusive pela “violência empregada”, não são situações contrárias á disciplina e á ética? Quantos vocês teriam visto serem punidos?
 
Já relatei algumas destas situações em matéria anterior e antes da punição, fazendo agora de maneira mais completa, “após punição...”
 
E então?
 
Receber deliberadamente Cartão Amarelo não é situação única em que “obrigatoriamente” num futebol sério os Tribunais deveriam agir. É sua missão. É sua obrigação. É por isto que existem...
 
Estou sendo realista demais? Concordo com quem pensou assim, mas aprendi na minha vida que, para qualquer competição, situação ou relação, os direitos e as obrigações devam ser iguais.
 
Se não for assim, fiquem na sua Tribunais, e levem á julgamento somente o que a Sumula do Arbitro relatar. Ou punem a todos ou parem de querer aparecer.
 
Isto sim, isto não; este sim, aquele não, será sempre demagogia ou oportunismo de
plantão...
 
 Situações como as de Valdivia devem sim receber punição, nada defendo em contrário, mas “só colocando nariz de palhaço” irei entender sua punição por DOIS jogos quando todos sabem que ele estará á disposição de sua seleção nos próximos
TRÊS jogos do Palmeiras...
 
Talvez agora vocês entendam por que tudo aquilo que listei não tem punição.
 
Entenderam-me não é. Vocês inteligentes como são já perceberam que nem Valdivia foi punido?
 
Ou seja: Num país em que Deputado, ops, desculpem, deputado (com minúscula) é condenado a 13 anos de prisão e tem seu mandato mantido, nós queremos o que?
Que Tribunais Desportivos cumpram suas obrigações, e sejam sérios?
 
 
 
 
                                                                          
Gustavo Caetano Rogério

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440