COPA SESC DO COMÉRCIO E SERVIÇOS 2013 - SESC INTERLAGOS

REGULAMENTO GERAL
O Sesc ao promover este evento para os funcionários das empresas do Comércio e Serviços, apresenta como finalidades principais:
1) Despertar e estimular a participação à prática esportiva;
2) Promover entre os participantes a integração e o intercâmbio esportivo e familiar;
3) Estimular a prática esportiva como forma de lazer e promoção da saúde;
4) Incentivar o respeito às regras e adversários.
 
 
I – DA ORGANIZAÇÃO
Art. 1º - A organização e acompanhamento da “COPA SESC DO COMÉRCIO E SERVIÇOS 2013” está a cargo do técnico Ricardo Silvestre e demais técnicos da unidade Sesc Interlagos.
 
Art. 2º - O presente regulamento será lido e referendado pelos representantes das equipes participantes, presentes na Reunião Técnica realizada dia 01 de setembro de 2013, às 10h, na Sala 3 da Sede Social do Sesc Interlagos.
 
 
II – DO LOCAL e HORÁRIO
Art. 3º - Os jogos de FUTSAL serão realizados “de preferência” aos sábados, com início as 9h30 e os jogos de FUTEBOL DE CAMPO serão realizados “de preferência” aos domingos, com início às 9h30. FUTEBOL DE CAMPO com início dia 15/09 e FUTSAL com início dia 21/09, no Sesc Interlagos, conforme tabela sorteada em Reunião Técnica.
§ Único: As datas dos jogos poderão ser alterados em função de condições climáticas ou de necessidades do Sesc. 
 
 
III – DA PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO
Art. 4º - FUTSAL formado por 12 equipes e compostas por 8 até 12 jogadores e FUTEBOL DE CAMPO por 15 até 23 jogadores, com idade mínima de 18 anos, todos com Cartão de Matrícula do Sesc na categoria COMERCIÁRIO, dentro da validade, e no máximo 02 inscritos como comissão técnica nas mesmas condições;
§ 1º - As fichas de inscrições deverão ser enviadas preenchidas, com e-mail e telefone de contato do represente, ao e-mail sescempresa@interlagos.sescsp.org.br com cópia para ricardosm@interlagos.sescsp.org.br contendo nome completo, número de matrícula no Sesc e RG de todos os jogadores e comissão técnica até o dia 25/08.
§ 2º - Qualquer alteração nas listas de inscritos poderá ser feita até às 14h do dia 14/09, após essa data nenhuma alteração poderá ser realizada, independente do motivo.
 
Art. 5º - O acesso à unidade é gratuito para todos os jogadores em posse de seu Cartão de Matrícula do Sesc na categoria COMERCIÁRIO, dentro da validade, sendo que o ESTACIONAMENTO SERÁ COBRADO.
 
Art. 6º - O jogador e membros da comissão técnica inscritos deverão participar exclusivamente por uma única equipe em cada modalidade;
§ Único – Os membros da comissão técnica também poderão se inscrever como jogadores da mesma equipe, respeitando-se o número máximo de inscritos, porém para cada partida, deverão desempenhar uma única função, jogador ou comissão.
 
 
VI – DA COMPETIÇÃO
Art. 7º - Os jogos serão norteados pelas regras oficiais das modalidades, com bolas do Sesc, exceto os artigos abaixo:
 
Art. 8º - Os jogos terão um horário fixado, havendo uma tolerância máxima de 15 minutos apenas para o primeiro jogo da rodada;
 
Art. 9º - A equipe deverá se apresentar uniformizada e com a documentação e pré-súmula entregue à mesa de arbitragem, 10 minutos antes do início do seu jogo, composta para o FUTSAL com o mínimo de 3 jogadores e máximo de 12 jogadores em condições de jogo, segundo a decisão da arbitragem, sob pena de ser declarada perdedora por ausência (W x O), e composto para o FUTEBOL DE CAMPO com o mínimo de 7 jogadores e máximo de 23 jogadores e todos em condições de iniciar a partida imediatamente, segundo a decisão da arbitragem, sob pena de ser declarada perdedora por ausência (W x O);
§ 1º - Entenda-se como equipe devidamente uniformizada, aquela com os jogadores vestindo meiões e calções da mesma cor (permitido bermuda térmica de outra cor), camisetas idênticas e numeradas, exceto o goleiro e sendo obrigatório o uso de par de caneleiras por todos os  jogadores, inclusive aos que estiverem no banco de reserva;
a) Para o FUTSAL não é permitido o uso de tênis de outra modalidade, apenas aqueles exclusivos para a prática de futsal, avaliados pela comissão de arbitragem;
b) Para o FUTEBOL DE CAMPO não é permitido o uso de tênis de outra modalidade, nem de futsal, apenas chuteiras de futebol soçaite ou chuteiras de futebol de campo, avaliados pela comissão de arbitragem;
c) É proibida a utilização de acessórios, principalmente os pérfuro-cortantes, tais como: brincos, piercings, correntes, colares, pulseiras e anéis que possam levar perigo aos adversários ou ao próprio jogador. Cabe à comissão de arbitragem avaliar se o seu uso acarreta ou não perigo ao adversário ou ao próprio jogador, valendo o mesmo para o uso dos óculos. Os jogadores que tentarem ludibriar a arbitragem na utilização destes objetos não permitidos, serão punidos pela arbitragem.
§ 2º - Entenda-se documentação entregue à mesa de arbitragem, a apresentação por todos os jogadores e membros da comissão técnica, do Cartão de Matrícula do Sesc na categoria COMERCIÁRIO, dentro da validade. A Comissão de organização poderá solicitar ao jogador, em qualquer momento a apresentação de outro documento ou a conferência de dados de sua matrícula caso tenha alguma dúvida se o referido documento realmente pertence ao jogador em questão;
§ 3º - O jogador ou membro da comissão técnica que não apresentar a documentação exigida pela organização e acordada na Reunião Técnica, não será autorizado a integrar a equipe na referida partida, com uma única exceção, a não entrega do referido documento por parte do setor de matrículas Sesc, neste caso será obrigatório a apresentação de RG original ou CNH ou Carteira Profissional ou o Passaporte do jogador;  
§ 4º - A equipe que tiver algum jogador que tente ludibriar a Comissão Organizadora com documento de outro jogador inscrito, estará desclassificada.
 
Art. 10º - Caso a arbitragem determine que há igualdade na cor dos uniformes, a equipe colocada à esquerda da tabela deverá providenciar a troca de camisas, na sua impossibilidade, o Sesc fornecerá coletes numerados a essa equipe para a referida partida.
 
Art. 11º - As partidas para FUTEBOL DE CAMPO terão a duração de 2 tempos corridos de 30 minutos, acrescidos o tempo determinado pela arbitragem, com intervalo de 10 minutos para descanso e para FUTSAL terão a duração de 2 tempos corridos de 20 minutos, acrescidos o tempo determinado pela arbitragem, com intervalo de 5 minutos para descanso.
 
Art. 12º - O Sesc não disponibiliza “gandulas”, desta forma, toda bola colocada para fora das linhas de jogo, estando dentro do campo visual dos jogadores, deverá ser buscada pelos próprios jogadores. Caso esteja fora do campo visual, será usada uma segunda bola que fica junto à mesa de arbitragem.
§ Único – Para o FUTEBO DE CAMPO é permitido a qualquer uma das equipes posicionar membros da comissão, jogadores reservas ou substituídos e até mesmo torcedores, para auxiliar na reposição de bola, desde que estes não interfiram, segundo avaliação da arbitragem, no bom andamento da partida, caso contrário, este poderá ser convidado a se retirar da área do campo oficial da unidade.
 
Art. 13º - Fica acordado na Reunião Técnica, para o FUTEBOL DE CAMPO o número máximo de 07 substituições permitidas por partida, não sendo possível o retorno do jogador substituído na mesma partida.
 
 
IV – SISTEMA DE DISPUTA
Art. 14º - Para as duas modalidades formação por sorteio de 4 grupos com 3 equipes cada, que jogarão entre sí, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para as quartas de finais, com vencedores seguindo para fases semi-finais e finais. Os perdedores destas duas partidas disputam terceiro lugar e os vencedores disputam o primeiro lugar na fase final.
 
Art. 15º - Na fase de classificação cada vitória vale 3 pontos, empate 1 ponto e derrota nenhum ponto. No caso de W.O. a equipe faltante perde 1 ponto (não será desclassificada) e ao presente será dado, nas duas modalidades, o mesmo placar do outro jogo da equipe faltante em caso de derrota desta equipe no outro jogo, em caso de vitória do faltante na outra partida para o FUTSAL o placar será de 3x0 e para o FUTEBOL DE CAMPO 2x0. Como critério de desempate para essa fase, seguiremos a seguinte ordem:
1º presença na reunião técnica dia 01/09/2013;
2º menor número de WOs;
3º confronto direto;
4º menor número de cartões vermelhos;
5º menor número de cartões amarelos;
6º saldo de gols;
7º maior número de gols marcados;
8º persistindo o empate, será feito sorteio.
 
Art. 16º - Nas fases quartas, semi e final, os jogos não poderão terminar empatados. Caso isso aconteça, a partida será definida por cobrança de pênaltis, para o FUTEBOL DE CAMPO o total de 05 por equipe, e para o FUTSAL o total de 3 por equipe, persistindo o empate passa a ser alternado até um vencedor nas duas modalidades.
§ Único – Um jogador só poderá voltar a chutar um pênalti quando todos os jogadores relacionados para as cobranças já tiverem completado a série.
 
 
V – PREMIAÇÃO
Art. 17º - Troféus e medalhas para as equipes 1º, 2º e 3º colocadas.
 
 
VI – PENALIDADES E RECURSOS
Art. 18º - O jogador com dois cartões amarelos cumprirá suspensão automática de uma partida.
§ Único – Caso o mesmo jogador que já tenha seja punido com cartão amarelo na partida, receba o segundo amarelo ou vermelho direto, e consequentemente seja expulso, o primeiro amarelo permanece para acúmulo de amarelos, ou seja, se este for o segundo acumulado, este jogador receberá duas partidas de punição.
 
Art. 19º - O jogador que receber cartão vermelho terá suspensão de 1 a 3 jogos ou eliminação do torneio conforme decisão da comissão organizadora.
 
Art. 20º - O jogador ou membro do departamento técnico que for expulso, ficará automaticamente suspenso da partida seguinte;
§ 1º – Em nenhuma fase (classificação, quartas, semi e final) os cartões amarelos e vermelhos serão zerados;
§ 2º – O jogador ou membro da comissão que for expulso, deverá ficar, no FUTEBOL DE CAMPO, no mínimo a 25 metros do campo de jogo e no FUTSAL, fora do ginásio.
 
Art. 21º - Jogadores, membros da comissão técnica e/ou torcedores que provocarem distúrbios, brigas ou danos materiais, ou ainda ofensas morais em campo ou outros locais do Sesc, poderão sofrer penalidades de suspensão ou eliminação dos jogos, bem como de indenização ao dano provocado;
§ 1º - A súmula do jogo será o documento utilizado pela Comissão Organizadora para aplicação das penalidades, além do relatório do representante do Sesc em campo/quadra e da equipe de apoio da unidade. Cada equipe recebe uma cópia da súmula da sua partida.
§ 2º - É de responsabilidade da equipe as atitudes dos torcedores antes, durante e após a partida.
 
Art. 22º - A equipe terá direito, através do responsável indicado na ficha de inscrição, impetrar recursos junto à Comissão Organizadora, até 2 horas após o término da partida em questão:
§ 1º - Recebido o recurso, a Comissão Organizadora determinará ao impetrado o prazo e o tipo de documentação necessária para o julgamento do recurso;
§ 2º Não caberá recurso contra decisões da equipe de arbitragem e Comissão Organizadora;
§ 3º - Todo recurso é válido somente para o jogo em questão e a decisão não terá efeito retroativo.
 
 
VII – DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 23º - Todos os participantes deverão ter conhecimento prévio deste regulamento e das regras básicas da modalidade;
 
Art. 24ª – A Comissão de Arbitragem, formada por árbitros, auxiliares e anotadores devidamente capacitados, será contratada pelo Sesc, seguindo normas e disposições internas para a referida contratação, não tendo a possibilidade de troca da empresa durante a realização do campeonato.
§ Único – Após cada rodada é enviado um relatório de observação da Comissão Organizadora à empresa de arbitragem contratada.
 
Art. 25º - O Sesc não se responsabiliza por acidentes ocorridos com os participantes ou por estes ocasionados a terceiros não só antes como durante ou após as competições, mas informa que mantêm de plantão na unidade, uma ambulância e profissionais de saúde no ambulatório;
 
Art. 26º - O Sesc disponibilizará para o FUTEBOL DE CAMPO barracas junto ao campo para troca de roupa, porém as mochilas deverão estar junto ao banco de reservas, pois as barracas serão de uso coletivo, para o FUTSAL o vestiário do ginásio estará à disposição para troca de roupa, sugerimos que as mochilas sejam trancadas nos armários com cadeados de boa qualidade, pois não será permitido a permanência de mochilas e bolsas no banco de reservas.
§ 1º - A troca de roupa só é permitida dentro da barraca fechada ou vestiários.
§ 2º - No dia de jogo, todas as dependências da unidade estarão à disposição dos jogadores, comissão técnica e torcedores antes, durante e após a partida, porém lembramos que os vestiários estão distantes do campo. Em caso de uso dos vestiários, trazer cadeado de boa qualidade para guardar seus pertences.
 
Art. 27º - O banco de reserva deverá ser ocupado somente por jogadores e comissão técnica em condições de jogo.
 
 
VIII - DA PARALISAÇÃO DA PARTIDA
Art. 28º - Em caso de jogo, considerado pela organização, violento ou com provocações de uma ou ambas as equipes, a partida poderá ser interrompida a qualquer momento, ficando a critério da Comissão de Organização o controle do tempo de paralisação. A comissão organizadora se reserva no direito de interromper a partida seguindo uma sequência como segue:
§ 1º - A primeira paralisação será feita como forma de advertência à equipe e, diretamente, aos representantes, que terão o tempo devidamente necessário e definido pela organização para uma conversa e definição de novas condutas coerentes com os valores aplicados no evento;
§ 2º - A segunda paralisação poderá ser de forma definitiva e o jogo poderá encerrado, ficando a cargo da Comissão Organizadora o julgamento e decisão quanto a eliminação de uma ou das duas equipes participantes da partida interrompida.
 
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do torneio, sendo suas decisões consideradas finais e irrecorríveis.  
              
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