A ORIGEM E CURIOSIDADES SOBRE O CARNAVAL

 A festa popular conhecida hoje como Carnaval surgiu na Grécia cerca de 600 a 520 anos a.C. Nessa época as comemorações serviam como uma forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas e prosperidade.
 
 
Contudo, foi somente em 590 d.C que a data passou a figurar no calendário cristão. Os festejos antecedem a quaresma, que é um período de privação para os católicos ortodoxos. A maior característica do Carnaval é a alegria exarcebada, muitas vezes acompanhada de abusos de bebidas alcoólicas e comida, tudo para “compensar” os 40 dias de privação até a semana santa.
 
 
O Carnaval incorpora os hábitos e praticas culturais de cada povo, por isso é bem diferente entre um país e outro. De acordo com o Guiness Book, o Carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo. Essa mesma publicação classifica o bloco “Galo da Madrugada” do Recife, como o bloco carnavalesco mais expressivo.
 
 
A data do Carnaval é calculada de acordo com a data da Páscoa, que por sua vez, é calculada a partir do dia 21 de março. Por isso o Carnaval, a cada ano cai em um dia diferente.
 
 
Sua origem se deu dez mil anos antes de Cristo, quando homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do Carnaval tem sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e o Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, e as grandes festas, como o Carnaval, estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O Carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de mascaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram, ou são, o de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.
 
 
 
Fonte de pesquisa: Internet

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440