Copa SEST SENAT de Futebol Society 2014

 COPA SEST SENAT DE FUTEBOL SOCIETY– 2014 
 
REGULAMENTO 
 
 
I – DENOMINAÇÃO, FINALIDADE E EQUIPES PARTICIPANTES 

Art. 1 – A COPA SEST SENAT DE FUTEBOL SOCIETY – 2014, tem como propósito a 
democratização do acesso ao esporte e o congraçamento entre os trabalhadores do transporte, 
no seu aprimoramento físico, técnico e moral. 

Parágrafo 1º - A competição será organizada pelo Departamento Executivo (DEX) do SEST 
SENAT, com apoio de suas unidades. A execução das partidas na primeira fase (disputas entre as 
empresas da mesma localidade) será de responsabilidade de cada unidade do SEST SENAT. Na 
fase nacional o DEX coordenará todas as rodadas, cabendo às unidades a responsabilidade de 
acompanhar o time campeão de sua localidade nas viagens para a realização dos demais jogos. 

Parágrafo 2º - Ao participar da Copa, as equipes automaticamente concordam em: 

 Observar as Regras Oficiais Internacionais do Futebol 7 Society em vigor (Livro de regras 
da CBF7S) e suas adaptações a este Regulamento; 

 Aceitar que todos os atos administrativos, disciplinares e assuntos de arbitragem 
conectados com a Copa sejam gerenciados pelo SEST SENAT. 

Art. 2 - Poderão participar das disputas da Copa: 

Parágrafo 1º - Trabalhadores do setor de transporte; caminhoneiros autônomos, taxistas, 
mototaxistas e motofretistas, desde que comprovem recolher a contribuição ao SEST SENAT. 
Também é requisito obrigatório ter, no mínimo, 90 dias de contratação na empresa (contados da 
data de inscrição da equipe na fase local da competição), comprovado com a apresentação da 
folha de registro na empresa com foto, ou no caso dos autônomos, 90 dias de registro em órgão 
competente (comprovado com a apresentação da carteira de registro - ANTT/TAC, permissão, 
licença ou alvará do município). 

Obs.: Para confirmar se a empresa contribui para o Sest Senat a unidade poderá entrar em contato 
com a Coordenação de Arrecadação – COAR.  




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Parágrafo 2º - Será permitida a participação de até 2 atletas convidados, que não sejam do setor 
de transporte para compor a equipe. Estes estarão sob responsabilidade total da empresa, assim 
como os demais atletas, conforme ficha de inscrição assinada pela empresa. 

Art. 3º - Fica proibida a participação neste campeonato de equipes de outros segmentos; 
sindicatos, associações ou institutos de qualquer categoria; dependentes de trabalhadores 
(filhos, esposos etc.); colaboradores do SEST SENAT e, ainda, menores de 18 anos. 

Art. 4º - Na impossibilidade de montar um time completo com funcionários de uma só empresa 
será permitido compor o time entre, no máximo, duas empresas (diferentes CNPJs), desde que 
ambas sejam comprovadamente do setor de transporte. 

Art. 5º - Poderão ser inscritas, no máximo, duas equipes por empresa/CNPJ. 

Art. 6º - Para participar da fase nacional apenas será permitida a composição de times entre as 
equipes que disputarem a final da fase local, ou seja, campeão e vice-campeão. O nome do time 
representante será o da empresa campeã na fase local. 

Parágrafo único – Caso haja a fusão entre o campeão e o vice-campeão, apenas os atletas 
convidados do time vencedor poderão compor a equipe que disputará a Fase Nacional. Fica 
proibida a participação dos atletas convidados do vice-campeão na Fase Nacional. 

Art. 7º - Fica proibida a montagem de um time com outros atletas participantes da fase local. A 
Unidade ou equipe que for identificada com esse procedimento será automaticamente 
desclassificada da competição em 2014 e impedida de participar também da Copa Sest Senat de 
Futebol Society em 2015. 

Art. 8º - Cada empresa/equipe deverá indicar um representante para atuar junto ao Sest Senat. 
Este representante, indicado na ficha de inscrição da equipe, será responsável por sua equipe no 
aspecto disciplinar. Colaboradores do Sest Senat não poderão ser indicados para essa função. 

Art. 9º - À empresa inscrita caberá a responsabilidade pela realização dos exames e assistência 
médica a seus atletas, antes, durante e depois das partidas, isentando assim o SEST SENAT de 
qualquer responsabilidade. E deverá apresentar, prioritariamente, atestado médico de 
capacidade física ou, caso não seja possível, declaração individual de responsabilidade, conforme 
modelo anexo a este regulamento. 


  




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II - DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 

Art. 10 – A Copa Sest Senat de Futebol Society ocorrerá entre março e novembro de 2014. 

Parágrafo 1º – FASE LOCAL: os jogos serão disputados no período de 01/04/2014 à 30/06/2014, 
sempre aos finais de semana ou conforme acordo entre as equipes e unidade Sest Senat durante o 
Congresso Técnico. 

Parágrafo 2º – FASE NACIONAL: as 64 equipes campeãs de cada unidade serão divididas em 04 
Grupos de 16 times e os jogos serão disputados em 5 rodadas entre os meses de julho e outubro 
de 2013. 

Parágrafo 3º – A tabela de jogos da fase nacional será divulgada em março de 2014. 


III - DAS INSCRIÇÕES DAS EQUIPES: 

Art. 11 – Para participar da Copa Sest Senat de Futebol Society a Unidade deverá inscrever, no 
mínimo, 6 (seis) equipes para a competição. 

Art. 12 – Inscrições para a Fase Local: 

O período de inscrição para a Fase Local será definido pela unidade do Sest Senat, observando o 
prazo máximo para finalização dos jogos. A confirmação da inscrição do time, obrigatoriamente, 
será dada mediante o recebimento e validação, pela unidade, dos seguintes documentos: 

 Ficha de inscrição - devidamente preenchida e assinada pelo responsável legal ou Gerente 
de Recursos Humanos + assinatura do responsável pelo time – conforme modelo anexo. No 
caso de time formado por trabalhadores autônomos a Ficha deverá ser assinada por um 
representante nomeado como responsável pelo grupo. 
A confirmação de inscrição está atrelada ao recebimento desta ficha com todas as 
informações preenchidas, bem como as devidas assinaturas. 

 Termo de compromisso: documento onde a empresa libera os funcionários/atletas, caso o 
time seja campeão na fase local, para jogos em outras localidades (viagens interestaduais de 
até 3 dias consecutivos (sempre aos finais de semana). 

 Atestado médico dos integrantes da equipe ou declaração de responsabilidade individual 
(ver Art. 9).  




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 Documentos pessoais: de cada atleta e de comprovação de vínculo com a empresa (folha 
de registro) ou registro em órgão competente no caso de autônomos de, no mínimo, 90 
dias. (ver Art. 2 parágrafo 1º) 

Parágrafo 1º - Cabe a cada unidade VALIDAR TODOS os documentos pessoais e de 
comprovação de vínculo antes da inscrição da equipe para a Fase Local. 

Parágrafo 2º - A unidade Sest Senat deverá encaminhar ao DEX cópia, por email, de todas as 
fichas de inscrição assinadas pelas empresas, antes do início da fase local. Caso, durante a fase 
local seja identificado qualquer problema com a inscrição da equipe, esta será automaticamente 
desclassificada da competição. 

Parágrafo 3º - O DEX, a qualquer tempo, poderá solicitar às unidades Sest Senat cópia de 
outros documentos da empresa e dos integrantes de sua equipe para avaliação. 

Art. 13 – Inscrições para a Fase Nacional: 

Para a participação na Fase Nacional os documentos do time vencedor serão validados pelo DEX 
e, em havendo, qualquer inconformidade a unidade terá um prazo de até 02 dias para solicitar e 
dar retorno. Caso os documentos não sejam entregues no prazo a equipe estará 
automaticamente desclassificada da fase nacional dando vitória por w.o. ao adversário previsto 
na Tabela de Jogos. 

Parágrafo único - Documentos necessários para inscrição da equipe na Fase Nacional 
(conforme lista que a unidade deve solicitar na inscrição da Fase Local): 

 Cópia legível da folha de registro na empresa com foto, ou no caso dos trabalhadores 
autônomos registro em órgão competente (comprovado com a apresentação da 
carteira de registro - ANTT/TAC, permissão, licença ou alvará do município). (ver Art. 2 
parágrafo 1º). 

 Cópia legível do atestado médico de cada um dos integrantes da equipe ou declaração 
de responsabilidade individual. 

 Cópia legível de todas as súmulas das partidas realizadas na Fase Local. 

Art. 14- Cada equipe deverá inscrever para a Copa no mínimo 08 (oito) e no máximo 15 (quinze) 
atletas. 
  




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Parágrafo único: Após a entrega da Ficha de Inscrição com a relação dos atletas NÃO serão 
permitidas inclusões ou substituições. Caso um jogador, por qualquer razão, inclusive por 
vontade própria, doença ou demissão, fique impedido de participar dos jogos a equipe ficará 
com um jogador a menos. Essa regra vale para todas as fases da competição. 

Art. 15 - Toda equipe deverá inscrever em sua ficha de inscrição um Técnico, que não poderá ser 
jogador, tendo somente a função designada. Não será obrigatória a comprovação de vínculo do 
Técnico com o setor de transporte. 

Art. 16 – Não será permitida a inscrição de outra função na equipe (ex.: preparador físico, auxiliar, 
massagista etc). 

Art. 17 - Cada jogador poderá atuar em APENAS uma equipe. 

Art. 18 - Será obrigatória a apresentação de um documento oficial e original com foto antes de 
cada partida. Sem a devida apresentação o jogador estará impedido de entrar em campo. 
Documentos oficiais que serão aceitos (necessidade de apenas um deles): 

 RG original; 
 Carteira de motorista com foto; 
 Passaporte; 
 Carteira Profissional com foto legível; 

Parágrafo 1º - Não será aceito nenhum outro documento ou cópia. 

Parágrafo 2º - Durante todo o campeonato sempre que solicitado pela organização, o 
representante da equipe deverá apresentar os documentos originais dos jogadores, inclusive os 
que comprovem o vínculo empregatício do atleta com a empresa. Em caso de alguma 
irregularidade quanto à inscrição ou comprovações de algum atleta, a equipe poderá ser 
eliminada e suspensa das próximas edições do evento. 

Art. 19 – Para efeito de pagamento das inscrições, cada equipe deverá entregar para a Unidade 
do Sest Senat 2 (duas) cestas básicas de alimento ou outro tipo de doação, conforme a ser 
combinado no congresso técnico entre os times inscritos e unidade. Essas doações serão 
encaminhadas para instituições carentes de livre escolha da unidade, desde que localizada no 
mesmo município da realização do campeonato. É proibida a cobrança de qualquer valor 
financeiro para inscrição das empresas nesta Copa. 

  




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IV - DAS PARTIDAS 

Art. 20 - A tabela dos jogos, para a fase local, deverá ser elaborada a partir do recebimento da 
confirmação das inscrições das equipes em cada unidade, respeitando os prazos previstos no 
parágrafo 1º do Art. 10. 

Art. 21 - As partidas serão regidas de acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de 
Futebol 7 Society vigentes (www.cbf7s.com.br). 

Art. 22 – Os jogos (Fase Local e Nacional) deverão ser realizados nas dependências esportivas 
do SEST SENAT. 

Art. 23 – Para a Copa Sest Senat de Futebol Society será permitida a realização de jogos em 
campo com dimensão inferior à prevista nas Regras Oficiais da CBF7, desde que autorizados 
previamente pela Comissão Técnica Nacional e, ainda, que o gramado (natural ou sintético) 
esteja em bom estado de conservação, garantindo a condição de jogo na modalidade society e a 
segurança dos atletas. 

Parágrafo 1º - Deve ser de conhecimento de todas as equipes que as unidades do Sest Senat 
não possuem padrão no tamanho dos campos. Dessa forma o time deverá se adequar ao campo 
da unidade que sediará as partidas. 

Parágrafo 2º - Antes de cada partida o Representante do Sest Senat deverá entrar em contato 
com a unidade que receberá o jogo para se informar sobre o tamanho do campo e repassar 
essa informação para a equipe que representa sua unidade. 

Art. 24 - Caso o campo tenha dimensão maior do que a prevista a unidade Sest Senat deverá 
obrigatoriamente proceder com as marcações adequando o tamanho conforme as Regras 
Oficiais da CBF7. 

Art. 25 – Para as unidades que não possuem campo em sua estrutura ou que este não esteja em 
condições de receber as partidas deverá apresentar justificativa com foto para a Comissão 
Técnica Nacional e aguardar autorização para locação de um campo, obrigatoriamente, nas 
dimensões previstas na Regra Oficial da CBF7. 

Parágrafo único – Conforme Regra Oficial os partidas deverão ter 07 atletas em campo para 
cada equipe. O número mínimo de jogadores permitido para início de uma partida será de 06 
atletas, sendo 01 no gol e 05 na linha. Nas unidades que possuem o campo de jogo inferior a 
45x25m, os jogos poderão ser realizados com o número mínimo de jogadores (6).  




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Art. 26 - A duração das partidas será de 25 x 25 minutos corridos, considerando 10 minutos de 
intervalo, para descanso e orientação dos times. 

Art. 27 - Toda equipe deverá apresentar, antes de cada partida, ao mesário: 

 Camisas idênticas e numeradas; 
 Calções e meias idênticas; 
 Camisa de goleiro reserva 
numerada; 
 Caneleiras; 
 Chuteiras para society 

Art. 28 - As empresas participantes da Copa, bem como seus funcionários/atletas deverão ter 
conhecimento das regras deste regulamento e assim se submeterão as consequências que dele 
emanar. 

Art. 29 - Somente o árbitro no local da partida, o responsável pela competição na unidade ou a 
Comissão Técnica Nacional da Copa poderão adiar a realização da partida. 

Art. 30 – Uma partida só poderá ser suspensa ou deixar de ser realizada, quando ocorrerem os 
motivos abaixo relacionados e desde que seja constatada a impossibilidade de sua continuidade: 

a) Falta de garantia de segurança; 
b) Distúrbios graves ou conflitos que afetam a sua comodidade; 
c) Falta de luz; 
d) Mau estado do piso que possa tornar o jogo impraticável ou perigoso; 
e) Falta de material necessário para a sua realização normal, previsto neste Regulamento; 
f) Na hipótese de caso fortuito e força maior. 

Parágrafo único - Transferido ou suspenso definitivamente um jogo por motivo alheio à 
vontade das equipes disputantes, será marcada nova data para a realização do jogo. Se a partida 
já tiver ultrapassado ¾ de seu tempo regulamentar, ela será considerada encerrada. 

Art. 31 - Quaisquer jogos que venham a ser suspensos ou transferidos por circunstâncias 
imprevisíveis terão novos horários e locais informados pela Comissão Técnica Nacional em 
tempo hábil para a sua realização. Somente a Comissão Técnica Nacional tem a prerrogativa de 
remarcação de jogos. 

Art. 32 - A equipe que perder 01 (uma) partida por WO será eliminada automaticamente da Copa, 
sendo considerado todos os seus resultados posteriores como 2 X 0, para efeitos de pontuação.  




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Art. 33 - Cabe a cada representante da equipe, garantir que esta compareça normalmente ao 
campo, independente do estado do dia (chuva, frio, garoa, etc.), pois caso a equipe não 
comparecer em seu horário e, houver condições de jogo, esta equipe será considerada 
perdedora por W.O. (walk over) e será automaticamente desclassificada do campeonato, 
podendo ainda ser suspensa das próximas edições do evento. 

Art. 34 - Somente para o primeiro jogo de cada rodada, será considerada uma tolerância de até 
15 minutos de atraso, findo este prazo, a equipe será considerada perdedora por W.O. 

Art. 35 - Ficam instituídas as penalidades vigentes nas Regras Oficiais da CBF7S para infrações 
disciplinares por parte de atletas, técnicos ou qualquer outra pessoa que acompanhe a equipe. 

Parágrafo 1º - As punições serão feitas de acordo com os relatórios dos oficiais de arbitragem, e 
Comissão Técnica Nacional. 

Parágrafo 2º - Todas as pessoas devidamente registradas neste campeonato são passíveis de 
punição estando ou não dentro de campo, bastando estar na praça esportiva para se tornar passível 
de punição a qualquer momento. 

Art. 36 - A agressão física contra árbitros, dirigentes e organizadores, importará na eliminação 
do agressor, sendo o caso, de imediato encaminhado para a Comissão Técnica Nacional, 
podendo a equipe ser eliminada da Copa e sofrer maiores sanções. 

Art. 37 – Os Oficiais de Arbitragem, em todas as fases da competição, deverão ser diplomados, 
tendo seu registro na entidade de seus estados ou na própria CBF7S. Esta equipe de arbitragem 
deverá ser composta por 03 Oficiais, sendo 02 árbitros e 01 mesário por jogo. 


V - SISTEMA DE DISPUTA, PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 

Art. 38 - A Copa Sest Senat de Futebol Society - 2014, será dividida em duas fases: 

 Fase Local: definida pela Unidade e de acordo com as normas deste regulamento e das 
Regras Oficiais da CBF7S vigentes. 

 Fase Nacional: As 64 equipes vencedoras de cada unidade, serão divididas em 4 Grupos 
de 16 equipes, onde se enfrentarão em 5 rodadas. 
  




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Art. 39 – A partir da Fase Nacional o critério de desempate durante as partidas será o seguinte: 
todo jogo que terminar empatado deverá haver um vencedor e para tanto deverá ser em 
cobranças de penalidades máximas, da seguinte forma: em havendo empate no tempo normal, 
fica definido que haverá 03 cobranças de penalidades máximas para cada equipe (as cobranças 
serão alternadas), a equipe que tiver o maior número de gols a seu favor será a vencedora, se 
persistir o empate o vencedor será a equipe que conseguir a primeira vantagem sobre a outra, ou 
seja, converter uma cobrança em gol e a adversária não. 


IV - PREMIAÇÃO 

Art. 40 – Os campeões da Copa Sest Senat de Futebol Society 2014 serão premiados com: 

Fase Local: 
 Troféus: Campeão, Vice Campeão, 3º Colocado, Artilheiro e Melhor Goleiro 
 Medalhas – Para todos os atletas das 3 primeiras equipes colocadas (limitado a 15 atletas 
+ 1 para o Técnico) 

Fase Nacional: 

 Troféus: Campeão, Vice Campeão, 3º Colocado, Artilheiro e Melhor Goleiro 
 Medalhas – Para todos os atletas das 4 primeiras equipes colocadas (limitado a 15 atletas 
+ 1 para o Técnico) 


V - DISPOSIÇÕES GERAIS 

Art. 41 – O deslocamento das equipes na Fase Local é de inteira responsabilidade da empresa 
ou da própria equipe, bem como o traslado dos que eventualmente se machuquem durante a 
partida para receber atendimento médico-hospitalar. 

Art. 42 – As despesas com deslocamento, estadia e alimentação dos atletas a partir da Fase 
Nacional serão de responsabilidade do Sest Senat (DEX). 

Parágrafo 1º - Será autorizado o deslocamento de até 15 jogadores, 1 técnico (conforme Ficha 
de Inscrição do time na Fase Local) e 1 representante da unidade Sest Senat (conforme indicação 
na Ficha de Inscrição da unidade). Caso haja a necessidade de outros participantes a empresa 
deverá arcar com as despesas de transporte, alimentação e estadia. 
  




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Parágrafo 2º - O deslocamento para as partidas da Fase Nacional será custeado pelo SEST 
SENAT (DEX) considerando a forma mais rápida e de menor valor. 

Parágrafo 3º - A forma de deslocamento das equipes (aérea ou terrestre) será prevista após 
avaliação da Comissão Técnica e informada às unidades logo após a definição do vencedor da 
Fase Local e posteriormente, ao final de dada rodada. 

Art. 43 - É de exclusiva responsabilidade da empresa e atletas inscritos na competição 
providenciar a aquisição de tudo o que for necessário para participar do campeonato, isentando 
o Sest Senat de toda e qualquer responsabilidade seja civil, penal, previdenciária, criminal, 
trabalhista e qualquer outra, em Juízo e fora dele. 

Art. 44 - Ao inscrever-se neste campeonato, tanto as equipes como seus componentes (atletas e 
técnico), tornam-se cientes e concordam em ceder seus respectivos direitos de imagem (direitos 
de arena) ao Sest Senat, ficando este desde já autorizada a repassar os citados direitos a 
qualquer emissora de TV, Rádio ou similar que vier a divulgar os jogos em mídias: escrita, 
radiofônica, e televisiva. 

Art. 45 - O Sest Senat não se responsabilizará por acidentes ocorridos com participantes do 
torneio, ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois das partidas, sendo esta 
responsabilidade das equipes envolvidas. 

Art. 46 - Todas as dúvidas, reclamações, sugestões e outras questões referentes à arbitragem ou 
a condução do campeonato deverão ser manifestadas por escrito (ofício), única e 
exclusivamente pelo representante da equipe e encaminhada à Comissão de Técnica Nacional 
para avaliação. 

Art. 47 - Todos os participantes serão considerados conhecedores do regulamento, regras e leis 
oficiais do Futebol 7 Society e todos os casos técnicos omissos deste regulamento serão 
avaliados pela Comissão Técnica Nacional. 

Art. 48 – É proibido aos atletas e representantes, antes de cada partida, o consumo de bebidas 
alcoólicas, caso aconteça não poderá sequer adentrar a quadra de jogo. Aos colaboradores do 
Sest Senat esse consumo é proibido durante todo o período em que estiver acompanhando as 
equipes. 

Art. 49 - Em caso de distúrbios, confusões ou brigas antes, durante ou depois das partidas, 
dentro ou fora da quadra, sendo os causadores vinculados a qualquer equipe poderá esta ser  




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eliminada do torneio e sujeita a não participar dos próximos eventos. A ocorrência deverá ser 
encaminhada para a Comissão Técnica que tomará a decisão final sobre o assunto. 

Art. 50 - É de competência das Unidades do Sest Senat interpretar este Regulamento e 
zelar por sua execução. Devendo designar as dúvidas e os casos não previstos à Comissão 
Técnica Nacional para deliberação

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