Entrevistado do Mês: Raphael Claus

Paulo, Vassolér, filhos, Vassoler, Mauro, Natalia, Aparecida, nPrato, Profissão, Tenho, Bancário, Leonardo, Bruno, Divorciado, estado, civil, nascimento, naturalidade, natural, Apresente-Se, nascido, nVladimir, filhoFale um pouco de sua família, seus pais, estado civil, data de nascimento, local de nascimento e formação.
 
R: Minha família é a base de tudo que tenho, sempre me apoiaram em todas minhas decisões, este ano passamos por um momento difícil onde minha mãe descobriu um câncer de mama, mas graças a Deus já fez a cirurgia e agora está no processo de tratamento quimioterapia e com certeza vai superar! 
Sou solteiro, nasci em 06/09/79, natural de Santa Bárbara d’Oeste e formado em Educação Física na Unimep (Piracicaba)
 
Em que ano procurou a FPF e formou-se juntamente com quais outros árbitros?
 
R: Fiz o curso na turma de 2001/2002, na minha turma estavam: Guilherme Ceretta, Danilo Manis, Leandro Carvalho, Welton Wonrath, Marcio Gois, Júlio Palácio, Luciano Lealdine, Ageu da Cunha, Padial, Márcia Simionato, Alexandre Basílio, Matheus Camolese, Flávio Pagliuso, Jairo França, Alessandro da Mata Lemos.
 
Você já arbitrava competições amadoras antes da formação e o que o motivou?
 
R: Nunca tinha apitado antes do curso, depois sim trabalhei em muitos jogos amadores!
 
 
Conte-nos se também, como muitos, é um jogador frustrado ou nada a ver?
 
R: Fui jogador, mas não frustrado! Joguei até os 20, mas em casa tem meu pai e meu irmão que foram profissionais e sabemos que 5% são bem remunerados e depois que encerram a carreira, ou ficam no futebol ou não tem formação nenhuma, então preferi me dedicar aos estudos!
 
Ainda lembra de sua primeira escala oficial?
 
R: Minha primeira escala foi em Águias de nova gerti, Apitei o sub 15 entre São Caetano x Santo André, trabalhei com jenkins Barbosa que depois apitou o sub 17 e o Leandro Carvalho da Silva! 
 
Tem alguma partida como inesquecível até aqui?
 
R: Na verdade tenho várias  inesquecíveis, minha estréia na série A1 entre Oeste x Monte Azul em 2010, minha estréia na série A entre Palmeiras x Portuguesa em 2012, meu primeiro clássico entre Corinthians x Santos em 2011. A semi final do Paulista em 2011 entre São Paulo x Santos e a final deste ano entre Santos x Ituano. 
 
E aquela que procura sempre esquecer?
 
R: Procuro esquecer as partidas que por um erro de arbitragem tenha interferido no resultado final, mas é fundamental pra nosso crescimento ver onde Pq errou para que esse tipo de equívoco não volte acontecer.
 
Algum fato pitoresco em uma partida?
 
R: Fato pitoresco foi em uma partida da Segunda divisão do paulista ano passado em Indaiatuba que um enxame de abelhas passou pelo campo e todos nós, árbitros e jogadores precisamos nos deitar no gramado para não serem atacados ... rs
 
Recentemente tornou-se Aspirante FIFA, acha-se preparado para chegar á FIFA?
 
R: Venho me preparando a cada dia, estudando e treinando diariamente, e jogo a jogo vou me esforçando ao máximo para cumprir nossa missão que é acertar e legitimar os resultados! E se houver a oportunidade agarrar com unhas e dentes!
 
Você é favorável ou contra os sorteios?
 
R: Creio que o sorteio hoje faz parte do estatuto do torcedor, mas não é o ideal nem pra quem apita e nem pra quem escala
 
Para você, quais as maiores dificuldades da carreira?
R: As dificuldades são comum como em qualquer outra carreira, pois a concorrência é muito grande e chegar até a primeira divisão tem muito chão, muitos ensinamentos, muitas dificuldades, principalmente em jogos amadores, mas somente passando e superando tudo isso podemos chegar mais preparado.
Qual o árbitro, passado ou presente, que é sua referencia?
R: Sem dúvidas, meu ídolo na arbitragem e até tive o privilégio de trabalhar várias vezes juntos é Wilson Seneme! Também aprendi muito e admirava dentro de campo o Sálvio, Paulo César e o Abade.
Você se entende mais disciplinador ou mais mediador para algumas situações?
R: Eu procuro me adaptar conforme o jogo em algumas situações exige uma postura diferente do árbitro, sabendo lidar da melhor forma com cada uma delas.
Você entende que instruções jogo a jogo são mais producentes para o árbitro?
R: Com certeza, é importantíssimo esse retorno que temos logo após o jogo, quando tudo ainda está fresco em nossa memória, assim podemos   Nos aprimorar e evoluir a cada partida.
Estudar as equipes que vai arbitrar é producente ou aspecto negativo?
R:  Estudar as equipes, saber situações que possam ocorrer dentro da partida são importantes demais para o árbitro e para se preparar, por isso é fundamental um bom plano de trabalho com todos os elementos da arbitragem! Hoje a FPF faz um trabalho excelente para nós quando estamos concentrados para as partidas.
Prefere pres temporadas mais longas ou nos moldes atuais?
R:  Não vivenciei pré temporada mais longas, mas as dos moldes atuais tem surtido muito efeito para que a comissão nos passe os objetivos e as instruções da FIFA para que possamos aplicar e cumprir nossa missão dentro do campo.
Um prato, um hobby, uma mania, um sonho, uma virtude...
R: Um prato - Comida Japonesa 
Um hobby - Ficar com minha família
Uma mania - Ser perfeccionista, chego a ser chato ... rs
Um sonho - Chegar a FIFA
Uma virtude - Gratidão, jamais vou esquecer das pessoas que me ajudaram e nunca vou esquecer minhas origens!
Encerre sua entrevista da maneira como bem entender, observando algo que gostaria de observar, e finalizando com um conselho ao árbitro que inicia agora sua carreira:
R: Digo para os árbitros que iniciam essa carreira ou pretendem, que busque sempre seus sonhos! Obstáculos, dificuldades vão acontecer, mas nunca perca o foco e a fé e se preparem pra que quando a oportunidade for dada esteja preparado para aproveitar!

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440