COISAS DAS COPAS DO MUNDO (3)

Para a Copa de 1958 os brasileiros saíram desacreditados rumo á competição. Os franceses, por exemplo, não acreditavam no potencial da seleção e a chamavam de “imatura”. Tudo mudou em campo. A própria seleção francesa, após perder para o Brasil por 5x2 admitiu que naquela competição a Copa já era dos brasileiros.
 
O massagista da Seleção Brasileira na Copa de 1958, Mario Américo, ficou com a incumbência dada pelo Chefe da Delegação, Paulo Machado de Carvalho, de conseguir trazer para o Brasil a bola da decisão. Depois do jogo, quando o arbitro estava com a bola nos braços, Mario Américo deu um soco na pelota e saiu correndo com ela para os vestiários. Quando o árbitro foi ao local para recuperar a bola, recebeu outra, não a da decisão, no lugar.
 
O jogo entre Brasil e Inglaterra na Copa de 1958 entrou para a história por ter sido o primeiro 0x0 na história dos Mundiais.
 
Pelé marcou o gol brasileiro na partida em que a seleção venceu por 1x0 ao País de Gales, e se tornou o atleta mais jovem a marcar em Mundiais, até á época. Ele, ainda hoje, é o jogador mais novo da história a ser campeão mundial, com apenas 17 anos.
 
O cão que driblou Garrincha: Segundo tempo da partida entre Brasil e Inglaterra em 1962, sendo disputado em Viña Del Mar e eis que surge um cachorro em campo. Garrincha tentou agarrar o animal, mas foi driblado várias vezes. O cachorro somente foi capturado pelo inglês Greaves, que ficou de quatro á sua frente e o agarrou pelo pescoço.
 
A Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Futebol (CBD), em 1962, obrigou todos os jornalistas brasileiros a usarem a mesma roupa utilizada na primeira partida da seleção brasileira (vitoria sobre o México por 2x0) nos outros jogos do Brasil naquele Mundial. O chefe da delegação dava o exemplo: usou o mesmo terno com o qual viajou para a Suécia em 1958.
 
A Copa do Mundo de 1962 foi a primeira a ser transmitida pela TV. Porém não era ao vivo, mas por videotape. As fitas chegavam de avião e eram passadas dois dias depois da realização dos jogos.
 
Levou trinta e um anos para o atacante iugoslavo Jerkovic fosse reconhecido, oficialmente, como artilheiro isolado do mundial de 1962, com cinco gols. Antes ele dividia o titulo com outros cinco atletas. Isso porque no jogo contra a Colômbia marcou três vezes, mas somente dois tentos lhe foram contabilizados. Em 1993 a FIFA corrigiu o erro.
 
Mané Garrincha teve no Chile a maior atuação individual de um jogador, em um Mundial, pelo menos até 1986 quando também Maradona entrou para a seletíssima galeria dos jogadores a quem se atribui grande parte do mérito por um titulo mundial. Para se ter uma idéia, Garrincha jogou a final de 1962 com 38 graus de febre e bastante debilitado, mas a simples presença dele em campo assustou o Treinador tcheco Rudolf Vytlacil, que colocou dois homens para marcá-lo.

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440