COISAS DAS COPAS DO MUNDO (4)

A Copa do Mundo da Inglaterra em 1966 foi a primeira a ter um mascote oficial da competição, criado a partir de um pedido do Comitê Organizador.  O leão, símbolo do Império Britânico, foi estilizado e virou Willie. A idéia era arrecadar dinheiro com a venda de produtos relacionados ao bichinho. Desde então, toda edição do mundial tem mascote oficial.
 
A religião anglicana exerceu influência na elaboração da tabela da Copa de 1966. O Mundial da Inglaterra não teve partidas disputadas aos domingos por motivos religiosos.
 
Na época da Copa do Mundo de 1966 a Inglaterra não tinha relações diplomáticas com a Coréia do Norte, e, por isso o hino asiático não seria tocado antes dos jogos. Para evitar problema diplomático, o comitê organizador da competição decidiu não tocar nenhum hino nacional, o que passou a ocorrer somente após a eliminação dos norte coreanos.
 
Considerada uma das maiores zebras da história das Copas, a vitória da Coréia do Norte sobre a Itália por 1x0 classificou os asiáticos para a fase seguinte, e eliminou os, até então, bicampeões mundiais. Foi a primeira vitoria de uma seleção da Ásia em mundiais.
 
 
A Copa do Mundo de 1970 apresentou novidades nas regras do futebol. A primeira delas foi a substituição de jogadores. A FIFA permitiu a troca de dois atletas por jogo e cinco passaram a figurar no banco de reservas. Outra motivação foi o uso dos cartões amarelos e vermelhos, criados anteriormente pelo presidente da Comissão de Arbitragem e ex-árbitro inglês, Ken Aston.
 
A primeira Copa transmitida via satélite, pela televisão e em cores foi a de 1970 no México. Outra novidade seria o replay instantâneo, poucos instantes após os lances acontecerem.
 
O tricampeonato conquistado pelo Brasil na Copa do Mundo de 1970 rendeu a posse definitiva da Taça Jules Rimet á seleção. Mas, em 1983, o troféu foi roubado da sede da CBF NE o ouro foi derretido. No ano seguinte a FIFA fez uma réplica da taça e deu de presente ao Brasil.
 
 
Com a posse definitiva da Taça Jules Rimet pelo Brasil, a FIFA colocou em 1974 a disputa de um novo troféu – o mesmo que é disputado atualmente – batizado de Copa do Mundo da FIFA. Chegou-se a cogitar de dar o nome do premio de Taça Pelé. A nova taça foi escolhida entre 53 projetos enviados á entidade máxima do futebol. A peça foi feita pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga, mede 37 cm. de altura, pesa 5kg e é de ouro maciço. O troféu passou a ter posse transitória pelos países campeões até o mundial seguinte.
 
Coincidentemente, a Copa de 1974 realizada na Alemanha Ocidental, foi a primeira a ter a presença da Alemanha Oriental. Divididas por causa da Guerra Fria, os países caíram na mesma chave na primeira fase. A vizinha Oriental venceu aos anfitriões por 1x0.
 
Na partida de estréia da seleção brasileira na Copa de 1978, contra a Suécia, o árbitro anulou um gol de cabeça de Zico, após a cobrança de um escanteio de Nelinho no finzinho do jogo. O árbitro alegou que havia apitado o final da partida, que terminou em 1x1, quando a bola estava no ar.
 
 
O goleiro alemão Sepp Maier bateu o recorde de minutos seguidos sem levar gols. Entre a decisão do Mundial de 1974 e a quinta partida da Copa de 1978 somou 475 minutos invictos. No mesmo mundial o goleiro brasileiro Emerson Leão bateu o recorde de minutos invictos em uma mesma Copa. Ele foi vazado na estréia e depois só levaria outro gol na sexta partida da equipe canarinho somando assim 458 minutos invictos.
 
A Copa de 1978 na Argentina foi marcada por uma das maiores suspeitas em Mundiais. Nas quartas de finais, no formato de dois grupos, com quatro seleções em cada, a Argentina necessitava ganhar por quatro gols ou mais do Peru para ficar com a vaga na decisão, superando assim o saldo de gols do Brasil. Os argentinos venceram por 6x0.

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440