COISAS DAS COPAS DO MUNDO (5)

A Copa do Mundo de 1982 foi a primeira a contar com 24 seleções, o que motivou a elaboração de uma nova formula de disputa. Passou-se a ter seis grupos com quatro seleções cada. Classificavam os dois primeiros de cada chave, que eram divididos em quatro chaves. Os melhores avançavam ás semifinais. A abertura de mais vagas nas eliminatórias para equipes asiáticas e africanas foi uma promessa do até então Presidente da FIFA, João Havelange, que ganhou apoio para nova candidatura ao cargo.
 
A primeira decisão por pênaltis aconteceu entre Alemanha e França, valida pelas semifinais da Copa de 1982 na Espanha. Após um empate em 1x1 no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação. Os franceses abriram 3x1, mas os alemães chegaram ao empate. Nas penalidades cada equipe perdeu uma cobrança, mas nas cobranças alternadas o goleiro alemão Schumacher fez nova defesa e seu companheiro converteu o tiro seguinte.
 
Os travessões do estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha, estavam 2,5 centímetros abaixo dos 2,44 metros estipulados pelas regras do futebol. O estádio recebeu Brasil x União Soviética, em 14 de Julho, e os erros foram descobertos no dia seguinte. O estádio somente voltou a receber uma nova partida na semifinal entre Alemanha e França, já com as traves nas medidas corretas.
 
Zico foi um dos principais candidatos a ser o craque da Copa de 1982. O Galinho de Quintino teve uma extraordinária atuação entre passes para gol e finalizações. O Brasil, do técnico Tele Santana, no entanto, caiu diante da Itália por 3x2.
 
Na Copa do Mundo de 1986, no México, o Brasil conquistou “dois bi”. O primeiro foi de ter um árbitro apitando a decisão do mundial pela segunda vez seguida. Em 1982 Arnaldo Cesar Coelho apitou a decisão entre Itália e Alemanha. Em 1986 coube ao paulista Romualdo Arpi Filho ser o árbitro de Argentina e Alemanha. A seleção também foi eliminada, pela segunda vez, do segundo mundial seguido sem ter sido derrotada.
 
A Seleção Italiana exigiu que, no embarque para o México, a mesma tripulação que os levou no vôo para a Espanha no Mundial anterior os acompanhasse. Só que desta vez não se sagrou Campeã Mundial...
 
Depois de quatro partidas começando do lado direito do campo, a seleção brasileira ficou do lado esquerdo no jogo contra a França. Para alguns, azar na certa. O fato é que o Brasil não avançou pára as semifinais. A partida acabou empatada em 1x1e a seleção de Tele Santana foi derrotada nos pênaltis.
 
O México foi o primeiro país a sediar duas edições da Copa do Mundo. O mundial de 1986 era para ter sido disputado na Colômbia, a decisão já havia sido tomada 20 anos antes, respeitando o revezamento entre continentes. No entanto com a aproximação do mundial, as incertezas em relação á segurança, capacidade econômica e quanto aos problemas sociais colombianos aumentavam. Até que, em 1982, o Presidente do país oficializou a desistência. O México herdou o evento.

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440