COISAS DAS COPAS DO MUNDO (7)

CONFUSÃO DE GRAFIA: Revoltados com o empate 2x2 do Brasil contra a Suíça, ainda na primeira fase da Copa de 50, torcedores que haviam bebido demais se confundiram com a grafia e descontaram no rival errado: Invadiram a Embaixada da Suécia no Rio de Janeiro, e quebraram os vidros e janelas. Coincidência ou não os suecos também estavam na Copa e jogaram contra a equipe da casa, dias depois, pela fase final. Foram goleados por 7x1.
 
A INVASÃO QUE DEU CERTO: Fahd Al Ahmed Al Jaber Al-Sababe, príncipe do Kuwait e então Presidente da Federação local assistia das tribunas á partida de sua seleção contra a França na Copa de 82. Inconformado com a marcação do quarto gol francês desceu ao gramado e intercedeu junto ao árbitro, argumentando que seus jogadores haviam desistido do lance após um apito ouvido das arquibancadas. A reclamação deu certo, e o gol foi anulado.
 
RESSACA LONGA: Em 1986, Renato Gaúcho estava em ótima fase e, naturalmente, seria um dos atacantes da seleção brasileira na Copa, não fosse sua predileção pela vida noturna. O jogador burlou a concentração e foi cortado por Tele Santana. O lateral Leandro seria um dos atletas a ter acompanhado Renato na balada, mas foi poupado pelo treinador. Em solidariedade ao companheiro e também porque queria jogar como zagueiro e não como lateral, decidiu não se apresentar ao grupo que acabou eliminado nas quartas de final.
 
GUERRA E PAZ: O sorteio do Grupo F da Copa do Mundo de 98 foi cruel para os organizadores e deixou o mundo apreensivo. Rivais no campo diplomático, Estados Unidos e Irã caíram na mesma chave do Mundial. Porém, antes do jogo, o clima foi de total cordialidade. As equipes posaram juntas para fotos e os iranianos entregaram buquês de flores aos americanos, representando a paz. Com bola rolando, vitória do Irã por 2x1.
 
RIVAIS DE MURO: Em sua única participação em Copas do Mundo, a Alemanha Oriental “pulou o muro” e foi a Hamburgo enfrentar a Alemanha Ocidental, pela primeira fase do Mundial de 74. Em um jogo histórico, a vitória foi do lado comunista por 1x0. Na segunda fase, porém, a equipe acabou sendo eliminada por Holanda e Brasil.
 
QUANDO A FIFA OUVIU UM NÃO: Se o Brasil se desdobrou para atender ás exigências da FIFA para a Copa, o mesmo não aconteceu para a Copa de 86. A Colômbia seria a sede daquele Mundial e, quatro anos antes, abriu mão de organizar o torneio alegando não ter tempo hábil para organizá-lo. O País-sede acabou sendo o México, que já havia recebido a Copa em 1970.
 
GOL CONTRA FATAL: A Colômbia chegou á Copa de 1994 como uma das favoritas ao título, mas não correspondeu ás expectativas e acabou eliminada na primeira fase. Em um dos jogos, o zagueiro Andrés Escobar marcou um gol contra na derrota para os Estados Unidos por 2x1. Dez dias depois, já de férias em Medelín, Escobar se envolveu em uma discussão por conta do lance e foi assassinado em frente a uma discoteca por Humberto Munõz Castro.
 
ELIMINADO MAS CLASSIFICADO: O regulamento da Copa de 54 confundiu os brasileiros. Após o empate por 1x1 com a Iugoslávia, os atletas desceram aos vestiários chorando, acreditando estarem eliminados da competição. Somente depois de algum tempo, foi esclarecido que o resultado classificou as duas equipes á próxima fase, coisa que os iugoslavos já sabiam em campo. Após tudo esclarecido, os brasileiros entenderam os sinais feitos pelos adversários durante a prorrogação, pedindo a manutenção do empate.
(SESSENTA ANOS DEPOIS NOSSO FUTEBOL CONTINUA DESORGANIZADO...)
 
ESTRANHO NO NINHO: A Copa de 1978 ficou marcada tanto pelo título argentino, como pelo uso do futebol como propaganda do regime ditatorial de Jorge Rafael Videla. No jogo em que o Peru perdeu por 6x0 para a Argentina, classificando os donos da casa para a grande final, e desclassificando o Brasil no saldo de gols, o goleiro peruano Ramon Quiróga afirmou ter visto militares argentinos no vestiário de sua equipe “antes da partida e no intervalo”.
 
LISTA SELETA: Somente quatro jogadores no mundo marcaram gols em duas finais de Copa, entre eles dois brasileiros. Pelé marcou nas decisões de 58 e 70, Vavá nas de 58 e 62, Paul Breitner em 74 e 82 e Zinedine Zidane em 98 e 2006.
 
TAPETÃO? : Garrincha havia sido expulso na semifinal contra o Chile, na Copa de 1962, e passaria por um julgamento para definir sua presença na final contra a Tchecoslováquia. A testemunha-chave do caso, porém, o assistente Esteban Marino (Uruguai), não apareceu para depor, em uma manobra dos cartolas brasileiros. Garrincha foi absolvido e jogou na decisão.
Leia mais
  1. Frases de caminhões
  2. O ESPAÇO: Saiba mais..
  3. O DIA DOS PAIS
  4. NOMES ESTRANHOS
  5. O DIA DAS MÃES
  6. O QUE É PASCOA...
  7. RIA CONOSCO...
  8. COMO SURGIU O FUTEBOL MODERNO?
  9. CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS
  10. FRASES DO FUTEBOL
  11. OLIMPÍADAS
  12. VOCÊ CONHECE BEM A BANANA?
  13. FESTAS JUNINAS
  14. DIA DOS NAMORADOS
  15. ANIMAIS
  16. A ORIGEM DO DIA DAS MÃES
  17. QUE NOJO
  18. A HISTÒRIA DA PÁSCOA
  19. CURIOSIDADES - 15/02/16
  20. O ROMANTICO PACAEMBU...
  21. HOROSCOPO DA VIRADA...
  22. TRADIÇÕES DE ANO NOVO
  23. VERDADES E MENTIRAS
  24. MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO
  25. O DIA DAS CRIANÇAS
  26. FRASES... INFAMES
  27. Apenas, Curiosidades
  28. CRIANÇA NA INTERNET
  29. OS + DEMITIDOS
  30. Os + Demitidos
  31. ESTAS VOCÊ SABIA?
  32. Curiosidades...
  33. FRASES, FATOS, VACILOS...
  34. OS 5 ANIMAIS MAIS INTELIGENTES
  35. Curiosidades
  36. Mentiras
  37. PERGUNTAS SEM RESPOSTA...
  38. SERA QUE VOCE SABIA? (3)
  39. SERÁ QUE VOCE SABIA? (2)
  40. Será que você sabia?
  41. Será que voce sabia !!
  42. Curiosidades Esportivas
  43. Você Sabia
  44. CURIOSIDADES PAULISTÃO
  45. COISAS DAS COPAS DO MUNDO
  46. COISAS DAS COPAS DO MUNDO (8)
  47. COISAS DAS COPAS DO MUNDO (6)
  48. COISAS DAS COPAS DO MUNDO (5)
  49. COISAS DAS COPAS DO MUNDO (4)
  50. COISAS DAS COPAS DO MUNDO (3)
Anterior 1 2 Próximo

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440