Um lance didatico

A partida Santos x Portuguesa propiciou áqueles que gostam das regras um momento inusitado e que dificilmente se vê no futebol.  A penalidade máxima marcada sobre Robinho, e de forma equivocada, nos da a oportunidade de abrir mais este momento.
 
Relembrando, diríamos que Robinho se encontrava fora do campo de jogo, a bola dentro do campo de jogo e o zagueiro da Portuguesa também dentro do campo de jogo atinge ao santista “cometendo a infração” e a “penalidade máxima” é marcada.
 
Mas para infelicidade do árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza a sua visão de campo era de que Robinho estava sobre a linha de fundo, e, portanto dentro do campo de jogo e assim apontou a “marca de cal”...
 
Esclarecendo diríamos que uma infração técnica não pode ser marcada com o jogador que a recebe estando fora do campo de jogo, e se assim o for somente caberá ação disciplinar (amarelo ou vermelho). Se os dois jogadores estiverem fora do campo de jogo e a bola dentro caberá ação disciplinar e não técnica, mas aqui se observando a eventual vantagem em relação a quem sofreu a ação do adversário. Caso contrario reinicio com bola ao chão.
 
Se o atacante estiver fora do campo de jogo, a bola dentro do campo de jogo, e o defensor dentro do campo de jogo caberá unicamente a marcação de bola ao chão, o que alias deveria ter sido marcado nesta ocasião.  No lance em questão, se o defensor estivesse fora do campo de jogo e o atacante dentro do campo de jogo, aí sim, penalidade máxima.
 
Agora, imaginem vocês a perplexidade que ocorreria em todo estádio entre jogadores, comissões técnicas, dirigentes, imprensa em geral, torcedores, se Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza tivesse percebido que Robinho estava fora de campo, e determinado cobrança de bola ao chão. Pare e raciocine: pelo desconhecimento que todos têm das 17 regras, quanta bobagem seria dita e discutida...
 
 
Gustavo Caetano Rogério

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440