Queimada Sesc Interlagos

FESTIVAL DE QUEIMADA – DIA DO DESAFIO 2015
 
 
Regulamento Geral
 
O Sesc Interlagos e a Atento ao promoverem este evento, apresentam como finalidades principais:
a)    despertar e estimular a participação das crianças e jovens com relação a prática esportiva;
b)    promover entre os participantes a integração e o intercâmbio esportivo;
c)    incentivar o respeito às regras e adversários.
 
I – Da Organização
 
Art.1º- A organização e o acompanhamento do “Festival de Queimada – Dia do Desafio 2015”está a cargo dos técnicos do setor esportivo do Sesc Interlagos.
 
II – Do Local & Horário
 
Art. 2° - Os jogos serão realizados no Sesc Interlagos, situado à R. Manoel Alves Soares, 1100 – São Paulo/SP, com início dia 27/05/15. Os jogos serão realizadosna quarta feira, das 10:00 as 16:00hs.
 
III - Da Participação/Inscrição
 
Art. 3° - As inscrições serão via DRE Santo Amaro, e limitadas a 02 equipes por escola;
 
Art. 4° - Somente poderão participar as crianças e jovens, pertencentes às escolas da DRE Santo Amaro, devidamente comprovados pela Diretoria de Ensino e que tenham9 e 10 anos completosaté a data do evento – 27 de Maio de 2015.;
                             
Parágrafo 1º - Os participantes deverão se inscrever em apenas uma equipe. Na composição de cada equipe deve prevalecer o caráter misto (sexo feminino e masculino);
 
Art. 5º - Modalidade do Festival: Jogo Tradicional –Queimada;
 
Art. 6º - Será necessária a presença de, no mínimo, 02 representantes de cada escola (01 representante por equipe), no dia do Festival, ou seja, dia 27/05/15, das 10:00 as 16:00hs, na Unidade Interlagos;
 
Art. 7º - Fica a cargo do Coordenador da DRE Santo Amaro, apresentar o regulamento do Festival de Queimada – Dia do Desafio 2015, aos representantes, escolas e equipes participantes do evento.
 
IV – Sistema de Disputa
 
Art. 8º - Disputa entre, no máximo,34equipes, que serão divididos entre as 5 quadras disponíveis.
 
Art. 9º - A divisão por quadra de jogo dar-se-á de acordo com a ordem alfabética das escolas e estará sujeito a quantidade de equipes inscritas. Caso seja o numero máximo, a divisão será pela quantidade par de equipes por quadra, a saber: 10 equipes na primeira e segunda quadra e, 8 equipes da terceira, quarta e quinta quadra. Em caso de numero inferior de equipes, a forma de disputa está sujeita a alterações, atrelado a quantidade de equipes.
 
Art. 10º - Os primeiros classificados de cada quadra passam às Finais e os jogos serão definidos por sorteio.
 
Critérios de desempate:
a.    Confronto direto;
b.    Maior número de integrantes não queimados no somatório final dos jogos;
 
Art. 11º - O inicio dos jogos, dar-se-á com um mínimo de 5 jogadores. Caso atrasos, somente poderá entrar em quadra após 5 minutos iniciais.
 
V – Premiação
 
Art. 12º- Fica instituída a seguinte premiação:
 
Troféus para as equipes campeã, vice-campeã e 3º lugar, assim como medalhas de participação para todos.
 
VI – Disposições Gerais
 
Art. 13º - Todos os participantes deverão ter conhecimento prévio deste regulamento e das regras básicas da modalidade que irão participar;
 
Art. 14º - As equipes receberão coletes cedidos peloSesc para a realização do jogos inclusos no Festival de Queimada - Dia do Desafio 2015
 
Parágrafo 1º: Para a modalidade de Queimada é obrigatório o uso de tênis, protetor solar e/ou boné (em caso de sol) e garrafa de agua (squeeze) para hidratação, durante toda a atividade;
 
Parágrafo 2º: É expressamente proibida a utilização de chuteiras com travas. Recomendamos a não utilização de acessórios, principalmente os perfurocortantes, tais como: brincos, piercings, aliança, correntes, colares, pulseiras e anéis, ficando a cargo da arbitragem autorizar seu uso ou não.
 
Art. 15º - Todas as crianças e jovens deverão trazer cadeado próprio para utilização dos vestiários. Não é permitida a colocação de bolsas, mochilas ou sacolas na área das quadras de Queimada.
 
Art. 15º - O SescInterlagos não se responsabiliza por acidentes ocorridos com os participantes ou por estes ocasionados a terceiros não só antes como durante ou após as competições.
 
Parágrafo único – O Sesc Interlagosmantem em sua unidade um profissional médico para pronto-atendimento durante o Festival de Queimada – Dia do Desafio 2015.
 
Art. 16º - Não é permitido o ingresso – tão pouco – o uso de qualquer instrumento sonoro por parte da torcida.
 
Art. 17º- Após a construção da listagem dos jogos, não haverá possibilidade de troca de horário do jogo, a não ser por necessidade administrativa do Sesc Interlagos.
 
 
VIII – Penalidades e Recursos
 
Art. 18º - As crianças e jovens, assim como a equipe, que provocar distúrbios/brigas, danos materiais ou ofensas morais nas quadras, nos vestiários ou outros locais do Sesc Interlagos, antes, durante ou após os jogos, serão eliminados do Festival, bem como a DRE Santo Amaro, responsável pelos danos provocados.
 
Art. 19º - A equipe terá direito, através do responsável, impetrar recursos junto à Comissão Organizadora, imediatamente após o término da partida em questão, diretamente à Comissão organizadora do Festival de Queimada – Dia do Desafio 2015:
a)    Não caberá recurso contra decisões da equipe de arbitragem e Comissão Organizadora;
b)    Todo recurso é válido somente para o jogo em questão e a decisão não terá efeito retroativo.
 
REGULAMENTO DA MODALIDADE
QUEIMADA
 
- Cada equipe poderá inscrever até 20jogadorese 01 técnico na listagem a ser entregue atéo dia 15 de Maio de 2015 à Comissão Organizadora do evento;
 
- A equipe será constituída por 12 participantes (seis masculinos e seis femininos).
 
REGRA 1: QUADRA
 
- A metragem das quadras será de aproximadamente 20 x 20m em sua totalidade, estando incluída a área dos “mortos”, que será de 04 x 20m aproximadamente;
 
- As linhas fazem parte da quadra de jogo, portanto bola em cima de linha pertence à equipe que está no meio da quadra (vivo).
 
- O aluno que sair da quadra de jogo para fugir de uma bola será considerado “queimado”.
 
- Devido à disposição das quadras, a invasão da bola da primeira quadra pode ocorrer na segunda quadra e, desse modo, a devolução da mesma à quadra de origem deve ocorrer imediatamente junto ao capitão da equipe.
 
REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO
 
- A partida terá duração de 15 minutos corridos,
 
- A partida inicia e termina com o apito do árbitro principal;
 
- Será vencedora a equipe, que decorridos os minutos regulamentados, conte com o maior número de jogadores que não tenham sido “queimados”.
a- a equipe que entrar com menos jogadores, desta forma sairá em desvantagem, pois os jogadores faltantes serão considerados “queimados” não tendo direito a “vidas”.
 
- Em caso de empate, ao final do tempo regulamentar, haverá um intervalo de 02 (dois) minutos para descanso e em seguida uma prorrogação de 02 (dois) tempos de 02 (dois) minutos, persistindo o empate, haverá morte súbita, de 2 minutos.
 
REGRA 3 - A BOLA
 
- A bola a ser utilizada será a bola de borracha nº 10.
 
REGRA 4 - OS JOGADORES
 
- Os atletas “queimados” lançarão a bola que ultrapassar a linha de fundo da quadra adversária ou estiverem pelas laterais da mesma, o lançamento deverá ser feito atrás da linha de fundo ou de seu prolongamento, a equipe que não cumprir o disposto neste item perderá a posse da bola.
 
- Todos os jogadores poderão arremessar a bola em direção a quadra adversária, desde que a mesma não tenha ultrapassado os limites da sua própria quadra.
 
- Os jogadores poderão arremessar a bola livremente desde que não salte do chão.
 
- Os jogadores não poderão realizar a cortada como arremesso, portanto sendo necessário segurar a bola para arremessá-la;
 
- O jogador que ultrapassar as linhas que delimitam a quadra, estando este com a posse de bola, não será considerado “queimado” e a bola deverá ser revertida para o capitão da outra equipe.
 
- O atleta sem posse de bola, que durante o jogo ultrapassar as linhas que delimitam a quadra será considerado "queimado", estando a sua equipe com ou sem a posse de bola.
 
- Somente a região da cabeça é “fria”, ou seja, não poderá ser “queimada”.
 
- Será considerado "Queimado" o jogador que for atingido em qualquer parte do corpo pela bola e esta venha a cair no chão antes de novo lançamento.
 
- O jogador poderá caminhar livremente, sem necessidade de bater a bola ao chão.
 
- Será considerado "Queimado" o jogador que tente segurar a bola e não conseguindo, a derrube no chão.
 
- Se o atleta segurar a bola e cair com ela dominada, não será considerado "Queimado" mesmo que a bola toque o chão.
 
- Se, no mesmo lançamento, a bola bater em 02 (dois) ou mais jogadores da mesma equipe e depois cair no chão, todos aqueles que tiverem sido tocados por ela serão "Queimados".
 
- Se a bola antes de bater no jogador, tocar o chão, este não será considerado "Queimado".
 
- Se a bola bater simultaneamente no chão e no jogador, este não será considerado "Queimado".
 
- Se a bola tocar em 01 (um) jogador e antes que toque o chão for segurada por um companheiro da equipe ou tocada por qualquer jogador da equipe adversária, aquele não será considerado "Queimado" e o jogo prosseguirá normalmente.
 
- O atleta após ser “queimado” deverá dirigir-se ao outro lado da quadra onde deverá permanecer até o final do jogo.
 
- O jogador que se dirigir ao outro lado da quadra, mesmo depois de "Queimado", não poderá atravessar por dentro da quadra adversária.
 
REGRA 5 - O CAPITÃO
 
- Um dos jogadores titulares será o capitão e usará obrigatoriamente um colete de cor distinta para diferenciá-lo dos demais jogadores.
 
- O capitão é o integrante que pode fazer a busca de bolas em caso de invasão de outra quadra e/ou isolamento da mesma.
 
- O capitão deverá iniciar o jogo atrás da linha de fundo da quadra em que se encontram os jogadores da equipe adversária e não poderá “queimar” nesse momento, e lá permanecer obrigatoriamente até que pelo menos um dos jogadores da sua equipe seja queimado, e venha substituí-lo na sua posição.
 
- O “queimado” que vir a substituir o capitão somente poderá “queimar” após o segundo lançamento;
 
- O capitão após adentrar a quadra, não poderá retirar-se da mesma, exceto quando for “queimado” novamente.
 
REGRA 6 - AS SUBSTITUIÇÕES
 
- Cada equipe poderá efetuar o máximo de 05 (quatro) substituições.
 
- A substituição somente será permitida quando a equipe estiver com posse de bola.
 
- O atleta reserva somente poderá participar do jogo para substituir um atleta que esteja na quadra e que seja do mesmo gênero.
 
REGRA 7 - O TIRO DE SAÍDA
 
- O Tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio, e optou para iniciar com posse de bola, ou pela outra equipe se, a equipe que ganhou o sorteio escolher o campo de jogo.
 
REGRA 8 - O JOGO PASSIVO
 
- Será considerado jogo passivo toda bola que não seja lançada com intenção de “queimar”um atleta adversário.
 
- O jogo passivo será permitido até o 3º (terceiro) lançamento consecutivo. O não cumprimento deste, implicará em penalidade para a equipe, com a perda da posse de bola.
 
- O atleta poderá ficar de posse de bola no máximo 05 (cinco) segundos.
 
REGRA 09 - A EQUIPE DE ARBITRAGEM
 
- A equipe de arbitragem é composta por 01 (um) árbitro e 01 (um) mesário/cronometrista.
 
REGRA 10 - O BANCO DE RESERVAS
 
- O banco de reservas será composto apenas pelos atletas reservas e o técnico responsável.
 
- Os técnicos e comissão técnica deverão permanecer junto ao banco de reservas no espaço delimitado para sua atuação.
 
REGRA 11 - AS SANÇÕES
 
- Todos que estão inscritos na listagem e na partida poderão ser punidos com advertência (cartão amarelo) ou exclusão (cartão vermelho).
 
- São infrações a serem punidas com advertência:
 
Atitude antidesportiva para com o adversário, companheiros, oficiais ou torcidas.
Colocar o adversário em perigo durante suas ações.
 
- São infrações a serem punidas com exclusão:
 
Atitude antidesportiva grosseira para com o adversário, companheiros, oficiais e torcidas.
Reincidência após advertência.
Agressão física contra companheiro, adversário, oficiais e torcidas.
Um atleta ou dirigente excluído não poderá permanecer no banco de reservas.
Um atleta excluído não poderá ser substituído.
 
Art. 18º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, sendo suas decisões consideradas finais e irrecorríveis.
 
 
BOA SORTE!

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440