Oque é erro de arbitragem ?

O QUE É ERRO DE ARBITRAGEM?
 
Muito se tem discutido nas ultimas semanas a participação dos árbitros no Campeonato Brasileiro, ilações defavorecimento sendo feitas, dirigentes jogando pressão no pré-jogo, CBF mudando rota a cada momento ora explicando as decisões ora se escondendo, “sorteios” que na verdade não são sorteios e sim escalas diretas pela forma que são organizados. Sorteio é colocar vários árbitros para cada jogo e não “escalar” dois para cada jogo. E olha que não somos favoráveis ao Sorteio de Árbitros, aliás, “álibi” usado pelo dirigente quando as coisas vão mal. “Lamento, mas é sorteio, que podemos fazer?”.
 
Mas na verdade o que é erro de arbitragem? Costumo dizer que erro de arbitragem é aquilo que todo mundo vê e só o árbitro não vê. Costumo dizer que erro que somente se vê por TV não é “erro”, apesar do erro. A falibilidade humana existe e quem lá está tomando decisões não é um “robô programado”. Tem somente um ângulo de visão e concorre com inúmeras câmeras de TV e pasmem, até com “lupa” em algumas situações. É desumano, é maldoso, mas é a evolução, é sinal dos tempos, é a tecnologia avançando e o árbitro, na contra mão, juntamente com os gandulas os únicos amadores do futebol e sem elementos para modernizarem suas funções ou minimizarem seus erros de seres humanos falíveis.
 
Erro é não marcar a penalidade máxima de Uendel no São Paulo x Corinthians, “erro” não é o de Nadine Bastos no Avai x Corinthians. Um é erro de incompetência, de inabilidade, outro é “erro” de dificuldade extrema. Pelo menos estas diferenciações poderiam todos tentar fazer em cada situação, mas não: tudo é erro, tudo é má fé, e tudo é “erro” direcionado. O erro maior do árbitro é não “acreditar” que vai existir uma imagem de TV mostrando aquilo que ele viu, mas não marcou, tipo o “agarra-agarra” nas áreas penais. Esse além de erro é má fé. Erro de arbitro é “detonar” um sistema de Adicionais que teria tudo para dar certo e minimizar erros nas áreas penais, mas a “vaidade” de ser humano individualista fez com que não desse certo. 
 
Erro é num quadro com centenas de árbitros se verem “meia dúzia” quarta e domingo sendo repetidos, e o que é pior, depois de serem contestados na rodada anterior. Erro é num quadro com centenas de árbitros se exporem da forma que foi exposto Luis Flavio de Oliveira que de árbitro FIFA acabou por todos sendo chamado de “árbitro paulista”. Erro é se expor Nadine Bastos como foi exposta em Avaí x Corinthians e, por um erro de extrema dificuldade anulando gol dos locais, já imaginaram como foi seu “dia seguinte” ela que é moradora de Santa Catarina?
 
O erro na arbitragem não esta exclusivamente dentro de campo. Dentro de campo existem as dificuldades, a falibilidade humana, mas se houver mais atenção com os erros de fora do campo talvez as coisas possam melhorar. A vaidade de alguns precisa ser “guardada no armário” e em troca se pensar um pouco mais na arbitragem como arbitragem e não se pensar “que eu sou a arbitragem”.  Será que todos que nos lêem têm também o sentimento de que tem árbitro “obedecendo” pelas próximas escalas e não “praticando” aquilo que é de suas convicções? Será que tem observador de arbitragem, delegado, tutor, inspetor, ou sei lá mais o que supervalorizando notas e pelas mesmas razões? Aliás, qual a razão de se escalar estas pessoas fora de seus estados de origem? Isto muda o que, ou agrada a que?
 
Quando se critica uma arbitragem pelos erros dentro do campo, podem ter a certeza de que, provavelmente, erros maiores já aconteceram antes do jogo e fora de campo em detalhes que ninguém analisa...   
 
Gustavo Caetano Rogério
Leia mais
  1. É DESCONHECIMENTO?
  2. DECISÕES DA ARBITRAGEM (14)
  3. DECISÕES DA ARBITRAGEM (12)
  4. DECISÕES DA ARBITRAGEM (11)
  5. DECISÕES DA ARBITRAGEM (10)
  6. DECISÕES DA ARBITRAGEM (9)
  7. DECISÕES DA ARBITRAGEM (8)
  8. DECISÕES DA ARBITRAGEM (7)
  9. DECISÕES DA ARBITRAGEM (06)
  10. DECISÕES DA ARBITRAGEM (4)
  11. DECISÕES DA ARBITRAGEM (03)
  12. DECISÕES DA ARBITRAGEM (2)
  13. DECISÕES DA ARBITRAGEM
  14. ISSO NENHUM VIDEO RESOLVE..
  15. ARBITRAR É PENSAR...
  16. MAS... QUEM ′FEZ O GATO′ ?
  17. A LIÇÃO DE UM POVO...
  18. FALTA DE ORIENTAÇÃO
  19. E ADRIANO PAGA O PATO...
  20. ACREDITE SE QUISER
  21. MUDANÇA NAS REGRAS
  22. A BOLA AO CHÃO
  23. MATERIA FOLHA/UOL
  24. DE NOVO É?
  25. QUE PENA FLAVIO GUERRA
  26. SÓ QUERIA ENTENDER...
  27. UM SETE (a) UM
  28. ARBITRO MENTIROSO PODE?
  29. A MINHA OPINIÃO:
  30. O QUE É ARBITRO INTELIGENTE?
  31. Sou chato, eu sei...
  32. BOA SORTE ÁRBITROS
  33. UMA DECISÃO ACERTADA
  34. INCOMPETENCIA COMPROVADA...
  35. NEM QUERO-QUEROS ESPANTAM MAIS...
  36. O HUMILDE FELIPÃO
  37. INCOMPETÊNCIA OU MÁ VONTADE?
  38. MURICY ME FEZ RELEMBRAR...
  39. Um Pais sem vergonha
  40. GRANDE ACERTO, GRANDE ERRO...
  41. VERGONHA NO PAÍS DA COPA
  42. MAIS UM “ARBITRO INTELIGENTE”...
  43. NÃO É HORA DE MUITOS ERROS
  44. “ARBITRAR É PENSAR”
  45. MINHA OPINIÃO COM OUTRAS PALAVRAS...
  46. CUIDADO COM O CACHORRO!!!
  47. A LINGUAGEM DO APITO...
  48. Vergonha de que?
  49. S.O.S Arbitragem
  50. Salve, Salve Futebol Brasileiro!
Anterior 1 2 Próximo

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440