Entrevistado do Mês: JOSÉ CLAUDIO RIBEIRO DA SILVA


NOME COMPLETO, LOCAL E DATA DE NASCIMENTO
?
Jose Claudio Ribeiro da  Silva, Cachoerinha/PE, 19/07/1985

QUAL SEU ANO DE FORMAÇÃO NA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL?
Turma 2007 que se formou em 2008

LEMBRA-SE DE SUA PRIMEIRA ESCALA?
Lembro sim, minha primeira escala foi de árbitro assistente, sub 11/13 no Estádio Nicolau Alayon, o estádio do Nacional na cidade de São Paulo, e tive o prazer do melhor assistente que já vi atuar ate hoje, ir me observar naquele jogo, Vicente Romano Neto.

VOCE SE ESPELHOU EM ALGUM ÁRBITRO DE SÃO PAULO OU DE OUTRO ESTADO?
Há, eu sou sempre fui fã de dois árbitros coincidência ou não ou dois tem o mesmo nome, como todo mundo sabe sou do estado do Pernambuco, e eu sempre gostei do Wilson de Souza Mendonça, FIFA/PE, e Wilson Luiz Seneme, FIFA/SP, e tive o prazer de ser quarto árbitro para ele no ano passado (2014)  em um jogo da serie A1 antes de ele encerar a carreira. 

ALGUMA ARBITRAGEM TE MARCOU?
Eu tenho essa de marcar aquela arbitragem que eu fui bem ou aquela que eu fui mal, cada jogo é uma historia, e procuro a tira de cada jogo uma aprendizagem.

VOCE ACREDITA QUE A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ARBITRAGEM SERIA A SOLUÇÃO PARA MUITOS PROBLEMAS QUE EXISTEM HOJE?
R. Depende de quais os problemas estamos falando. Eu acho que quando você só se dedica uma determinada coisa, a proporção de acertos é bem maior. Apesar de que eu acho que a cada dia que passa temos um numero menor de erros, a cada campeonato o numero de lances difíceis com acertos da arbitragem é bem maior.

As EXIGÊNCIAS NOS TESTES FÍSICOS NA ATUALIDADE AJUDAM NO DESEMPENHO DO ÁRBITRO?
Sim Claro, em minha opinião tem que ter essas exigências para que o árbitro tenha um bom preparo físico, pois quanto melhor posicionado e bem preparado fisicamente o árbitro tem possibilidade maior de acertos.

QUAL SUA MAIOR SASTISFAÇÃO NA ARBITRAGEM?
Estar escalado, ir ao jogo e legitimar o resultado, ter trabalhado com o Seneme e as amizades que fiz e faço até hoje na arbitragem são as minhas satisfações.

E SE TIVER QUAL SUA MAIOR DECEPÇÃO?
A minha maior decepção foi a minha mãe não ter chegado a ver eu atuando como árbitro, isso por que ela sempre me apoiou para fazer o curso da arbitragem, e no meu último dia de curso na FPF ela faleceu com 50 anos. Mas acredito que ela esta ao meu lado em todos os jogos. 

O QUE VOCÊ TEM A DIZER DO SORTEIO?

O sorteio é justo para que todos tenham a mesma possibilidade de estar em qualquer jogo, por outro lado é injusto porque um excelente árbitro pode passar varias rodadas sem apitar, porque ele não foi sorteado.

EXISTE UM PLANO DE CARREIRA PARA OS ÁRBITROS NO BRASIL?
Acredito que não, e se tem eu não tenho conhecimento.

CONTE-NOS UM FATO MARCANTE E OUTRO ENGRAÇADO NA SUA CARREIRA?
Estrear na serie A1, dia 02/02/2013, mesmo de 4 árbitro aparecendo para todo o Brasil pela a TV foi um fato marcante.
Um fato engraçado foi o dia que meu pai (Antônio) foi na minha estreia na FPF, junto com meus dois irmão( Everaldo, Carlos) e minha prima Cunhada (Dilma), e ao fim do jogo eles falaram “ nossa eu não sabia que eles xigavam tanto os “juízes”.

QUAIS AS SUAS PRETENÇÕES NA ARBITRAGEM?
Chegar a apitar a serie A do Paulista.

PARA VOCE QUEM É O MELHOR ÁRBITRO BRASILEIRO DA ATUALIDADE?
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

FALE UM POUCO SOBRE VOCÊ FORA DE CAMPO?
Sou filho de Nordestinos o Sr. Antônio e Josefa Quitéria (em memoria), irmão do Ademario, Everaldo, Carlos e Cláudia, tio do Pedro Henrique e Diana, tudo o que eu sou hoje devo aos meus pais, que me deram educação e caráter. Sou formado graduado em bacharel em educação física, sou personal trainer, professor de natação e hidroginástica.
 
FALE TAMBÉM DE SEUS HOBBYS, PRATO PREFETIDO? FILME? MUSICA? 
Meus Hobbys são algumas coisas que para muitas pessoas são coisas normais ou banais, é estar ao lado e poder viajar com a minha família, com a minha namorada, com meus amigos e meu trabalho também são meus hobbys, afinal hobby pra mim é tudo aquilo que você gosta de fazer.
Gosto muito de massas, pizza, comida japonesa, feijoada, comidas nordestinas: baião de dois, cuscuz com leite e carne seca, entre outras.
Sempre ao seu lado, Gran Torino, entre outros.
Cajueiro velho/ Alcione, Como nossos pais/Elis Regina
 
ENCERRE ESTA ENTREVISTA DA MANEIRA QUE ACHAR MELHOR.
Gostaria de agradecer a todos que depositam confiança no meu trabalho, agradecer a todos os meus amigos que fiz ate hoje na arbitragem, agradecer a minha família que é o que eu tenho de mais precioso na minha vida.
 
 

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440