COPA ATUZI MYAZI JR - AOPM UP35 - LAMPIONS LEAGUE-2016

REGULAMENTO COPA ATUZI MYAZI JR -  AOPM UP35 -  LAMPIONS LEAGUE-2016

 

Art. 1º - DOS OBJETIVOS:

A AOPM, Associação dos Oficias da Policia Militar, através do Departamento de Esportes, promoverá junto aos associados o Campeonato de Futebol Society para sócios nascidos até 31/12/1981 (35 anos completos ao final de 2016).  
 

Art. 2º - DO CAMPEONATO:

OCampeonato será disputado no campo de grama sintética, observando as regra do futebol society com algumas adaptações feitas pela comissão deste campeonato e que serão de conhecimento dos capitães de cada equipe, tendo estes a incumbência de informar seus jogadores.
 

Art. 3º - DOS PARTICIPANTES:

Todos os associados da AOPM que se inscreveram no período das inscrições. Sem computar os que estão na lista de espera. Caso necessário a lista de espera será utilizada conforme critério a ser definido pela comissão.

 
Art. 4º -DA ORGANIZACÃO E REALIZACÃO:
O Campeonato está sendo organizado pelo Departamento de Futebol da AOPM, através da Coordenação do futebol, junto aos associados e, será realizado as quartas e quintas a noite, com início no dia 13 de abril de 2016 às 19:30 hs.
 
Art. 5º - SISTEMA DE DISPUTA:
 
a-) 1ª FASE (CLASSIFICATÓRIA):
 O sistema será disputado por 08 equipes, com confronto em turno único entre todas as equipes. Os 06 primeiros colocados estarão classificados para a fase semifinal.
 
b-) 2ª FASE (RESPESCAGEM E  SEMIFINAL)
 
·         FASE REPESCAGEM
Serão jogos entre o 3º colocado x 6º colocado (JOGO 29) e o 4º colocado x  5º colocado (JOGO 30), em partidas únicas. Em caso de empate, teremos prorrogação de 2 tempos de 5 minutos. Persistindo o empate, o time com a melhor campanha na 1ª fase (classificatória) estará classificado, para disputar a FASE SEMIFINAL contra os 1º e 2º classificados da 1ª fase sendo utilizado o mesmo critério, ou seja, no caso de empate no tempo normal, prorrogação de 2 tempos de 5 minutos, permanecendo o empate da prorrogação a classificação será do time com a melhor campanha na fase CLASSIFICATÓRIA.
 
·         FASE SEMIFINAL
VENCEDOR DO JOGO 30 x 1º colocado e VENCEDOR DO JOGO 29 x 2º colocado, conforme identificação na tabela anexa no quadro.
 
c-) FASE FINAL:
 
Definida as duas equipes vencedoras dos jogos da semifinal e, portanto, classificadas para a final, disputarão em partida única o título de CAMPEÃO. Em caso de empate no tempo normal, teremos prorrogação de 2 tempos de 5 minutos. Persistindo o empate, o time melhor classificado na 1ª FASE (CLASSIFICATÓRIA) será o vencedor.
 
Parágrafo único:Não haverá premiação nem definição para o time3º COLOCADO
 
Art. 6º - DA PONTUAÇÃO:
Para efeito de classificação, será adotado o seguinte quadro de pontuação, sendo esse usado em todas as fases:
OCORRÊNCIA DE RESULTADOS TOTAL DE PONTOS OBTIDOS
Vitória 3
Empate 1
Derrota 0
Vitória por W.O. 3
Derrota por W.O. 0
 
Art. 7º- DECISÃO EM CASO DE EMPATE:
No caso de empate na classificação geral, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
 
1        Maior número de vitórias
2        Maior saldo de gols positivos
3        Maior número de gols pró
4        Confronto direto
5        Não ter W.O.
6        Sorteio
 
Art. 8º -DO NÚMERO DE ATLETAS E INICIO DA PARTIDA:
 
a- )Cada equipe será formada no campo de grama sintética  por 07 atletas,  sendo obrigatoriamente 1 (um) goleiro e 6 (seis ) de linha.
 
b- )É obrigatório para o inicio da partida que cada equipe tenha no mínimo 6 jogadores, caso contrario será desclassificada por W.O .
 
c- )Quando uma ou ambas as equipes ficarem reduzidas a 4 jogadores  seja por qual motivo for, a partida deverá ser encerrada e esta equipe perderá os pontos do jogo, seja qual for o placar.
 
d- ) Quando a equipe desclassificada estiver vencendo ou empatando, o placar terminará em 2 X 0 para equipe adversária. Neste caso a equipe vencedora pode escolher o atleta que anotará os gols na súmula
 
e- )Quando a equipe desclassificada estiver perdendo a partida, permanecerá o placar do jogo.
 
Art. 9º -DA APRESENTAÇÃO DOS ATLETAS E UNIFORMES:
 
a- )  A equipe deverá apresentar se ao mesário  para a toma dos números das camisas, 5 (cinco) minutos antes do início da partida.
 
b- )  As equipes deverão apresentar se em campo 5 (cinco ) minutos antes do horário determinado pela tabela, devidamente uniformizadas.
 
c- )  Haverá tolerância de no máximo 15 (quinze ) minutos para o início da  primeira partida da rodada.
 
d- )  A equipe que não comparecer no horário estabelecido pela tabela, será declarada perdedora por W.O.
 
e- )  O atleta que tiver usando brinco ou piercing deverá retirar ou cobrir com esparadrapo e não será permitido o uso de qualquer material que possa vir á pôr em risco sua integridade física ou a de outros atletas.
           
f- )  O uniforme dos atletas  consistirá de: camisa de meia manga ou manga comprida com números de 01 a 99, não sendo permitida a repetição de números na mesma equipe, calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteira. O atleta deverá estar sempre muito bem uniformizado, com a camisa dentro do calção e meias levantadas, observando o que determina a regra. Se isto não acontecer ele será advertido e retirado temporariamente do campo e só poderá voltar depois que o árbitro verificar as condições normais do uniforme. O goleiro usará uniforme de cor diferente dos demais atletas, sendo permitido, a título de proteção, usar calça de agasalho própria para a prática do esporte.
 
Art. 10º -DAS REGULAMENTACÕES:
As regras serão oficiais da Federação Paulista de Futebol, ressalvas os ajustes constantes deste regulamento.
 
Art. 11º - DO TEMPO DE JOGO:
 
a- )As partidas terão a duração de 2 (dois) tempos de 25 ( vinte e cinco ) minutos, com 05 (cinco) minutos de intervalo.
 
b- )Toda paralisação por motivo de contusão, ou outro motivo qualquer, será acrescida em qualquer dos períodos, sempre a critério dos árbitros.
 
 c- )  Será permitido ao treinador ou ao capitão de cada equipe solicitar um pedido de tempo por período de jogo, sendo que o capitão deverá pedir ao árbitro ou aomesário do jogo, que será concedida na próxima paralisação do jogo.
 
d- )  A paralisação terá 01 minuto, devendo ser acrescida ao término de cada período.
 
e- )  Quando do pedido de tempo as equipes deverão, obrigatoriamente,  reunirem-se dentro de sua área de meta apenas com os atletas em jogo e mais o técnico ou um representante.
 
Art. 12º - DAS SUBSTITUIÇÕES:
 
a- )  Para a substituição será obrigatório ser efetuada na zona de substituição do campo e sem autorização dos árbitros.
 
b- )  O número de substituições será livre, sendo admissível o retorno do atleta substituído.
 
 
Art. 13º - DAS INFRAÇÕES E FALTAS;
 
a- )  Após a 5ª falta individual o atleta será desclassificado, podendo o mesmo ser substituído por outro de sua equipe, será função do mesário avisar o atleta quando o mesmo chegar em sua 4ª falta individual.
 
b-) Após a 7ª falta coletiva cometida em um tempo de jogo haverá cobrança direta a cinco passos antes da marca do pênalti.
 
c- )A cobrança terá de ser, obrigatoriamente, para frente e todos os atletas, a não ser aqueles envolvidos na cobrança, deverão estar a uma distância mínima de 5 mts atrás da linha da bola, somente podendo avançar após o atleta encarregado da cobrança ter desferido o chute.
 
d- )A reposição de bola que sair pela linha de fundo poderá ser através de tiro de meta ou com as mão pelo goleiro.
 
e-) Os escanteios serão cobrados com  as mão no campo de grama sintética.
 
Art. 14º - DAS ADVERTÊNCIAS:
Ficam estabelecidos os seguintes cartões:
 
a)      CARTÃO AMARELO- O atleta ADVERTIDO deve deixar o campo pela zona de substituição, permanecer no banco de reservas, podendo retornar (ou ser substituído) após 02 min cronometrados de bola em jogo, quando for informado e receber autorização do árbitro. Caso a equipe do atleta advertido sofra um gol o mesmo poderá retornar automaticamente. No 2º cartão amarelo o cartão vermelho é automático
 
b)     CARTÃO VERMELHO- O atleta EXPULSO deve deixar o campo pela zona de substituição e não pode permanecer no banco de reservas ou ser substituído.
 
c)      Aos componentes do banco de reservas devem ser aplicados os seguintes cartões disciplinares: AMARELO para advertência e VERMELHO para expulsão.
 
d)     Aos cartões disciplinares aplicados no INTERVALO da partida deve ser utilizado o mesmo critério daqueles aplicados ao banco de reservas.
 
e)      O atleta cumprindo punição por cartão amarelo no banco de reservas, quando EXPULSO poderá ser substituído.
 
f)       Todo cartão disciplinar deve constar em súmula como individual e coletiva até a 7ª infração. Quando da aplicação de outros cartões provenientes da mesma infração, prevalece a marcação do primeiro cartão.
 
g)      SUSPENSÃO AUTOMÁTICA- O atleta que for penalizado com o 3º (terceiro) cartão Amarelo ou com 1 (um) cartão vermelho, cumprirá suspensão automática na partida seguinte. (Obs.: 1- O cartão vermelho não anula o amarelo).
 
Parágrafo único– Os cartões amarelos serão zerados para a fase Repescagem (para atletas das equipes do 3º ao 6º colocados) e fase semifinal (para atletas das equipes 1º e 2º colocados). Porém se o atleta for punido com o 3º cartão amarelo no jogo anterior a fase, ele estará impedido de jogar a mesma.
O atleta também não terá condições de jogar a semifinal se tiver tomado cartão vermelho, lembrando que os cartões vermelhos das fases repescagem e semifinais não serão zerados para a próxima partida.
 
Art. 15º - DOS PROBLEMAS DICIPLINARES:
 
a- )Serão aplicadas penas disciplinares, classificadas em advertência, suspensão de uma ou mais partidas, eliminação do Campeonato, além de outras sanções da AOPM.
 
b- )Todos os problemas relacionados ás regras do jogo serão resolvidos pela arbitragem. Os árbitros preencherão relatórios descritivos.
 
c- )  As punições serão feitas através de análise dos organizadores baseando – se  nos relatórios feitos pela arbitragem, por fato presenciado e por recursos entregues aos organizadores.
 
d- )Após parecer dos Organizadores, os casos indisciplinares graves serão levados á Comissão Disciplinar da Diretoria de Assuntos Internos da AOPM e, o atleta infrator sofrerá as penalidades previstas no estatuto da AOPM.
 
e- )  São considerados problemas disciplinares, passíveis de punições:
1       Todo participante do jogo que for relatado por agressão a adversário, árbitros, membros da organização,     legais ou nomeados por ela.
2        Prejudicar o bom andamento da competição.
3        Estimular os atletas a prática da violência.
4        Atirar objetos dentro do campo.
5        Depredar as instalações do local do jogo.
6        Desrespeitar e reclamar por gestos ou palavras, ofender moralmente oficiais de arbitragem, durante ou depois de seu jogo ou competição.
7        Praticar vias de fatos contra oficiais de arbitragem, antes, durante e depois do jogo ou competição.
8        Assumir nas praças de desporto, atitude inconveniente ou contrária a moral desportiva, em relação a entidade organizadora e seus dirigentes, antes, durante ou depois do jogo e competição.
9        Praticar vias de fatos contra companheiros de sua equipe ou componente de equipe contrária, antes, durante ou depois do jogo e competição.
10    Participar de rixa, conflito ou tumulto, antes, durante ou depois do jogo e competição
11    Invadir o Campo com o objetivo de ofender, discutir, tirar satisfações com oficiais de arbitragem, antes, durante ou depois do jogo e competição
12    Tentar agredir oficiais da arbitragem e mesários antes, durante ou depois do jogo e competição.
13    Atitudes inconvenientes ou contrárias a moral desportiva por parte da torcida, em relação aos atletas e Comissão Técnica da equipe adversária, antes, durante ou depois do jogo e competição
14    Praticar ato de hostilidade contra adversário, antes, durante ou depois do jogo e competição
15    Dirigir-se aos oficiais de arbitragem incluindo os mesários e os membros da comissão após jogo terminado para reclamações, satisfações ou atitudes anti desportivas.
 
 
Art. 16º - DOS RECURSOS:
Todo recurso deverá ser encaminhado por escrito à comissão, até 3 (três) dias após a data da realização do jogo em questão, caso contrário o recurso não será considerado. Os recursos serão julgados pela Comissão ou encaminhados a Comissão Disciplinar da Diretoria de Assuntos Internos da AOPM, como descrito no Artigo 15º, item c.
 
a- )  Não caberão recursos contra decisões da arbitragem, no qual se referir as interpretações das regras nas partidas em disputa.
 
b- )  Caberá ás Comissões ao decidir os processos e recursos após decisão final, dar ciência ao atleta ou equipe das decisões da mesma por escrito.
 
c- )  Os casos omissos a esse regulamento serão resolvidos única e exclusivamente pela Comissão organizadora do evento.
 
 
Art. 18º - INCLUSÃO OU SUBSTUIÇÃO DE ATLETAS:
 
·         Inclusão- Caso NÃO HAJA ATLETAS NA POSIÇÃO DE GOLEIRO suficiente com idade de 35 anos, atletas com idade inferior poderão ser inscritos seguindo a ordem dedata de nascimento. Ocuparão as vagas sempre os atletas mais velhos. Para demais posições somente nascidos até 31/12/1981 podem ser inscritos.
 
·         Substituição
 
o   Atletas de linha: Até o final da 3ª rodada(05/05/2016 conforme tabela anexa)
o   Goleiro: Até o final da 7ª rodada(09/06/2016 conforme tabela anexa)
 
Em caso comprovado de contusão ou a pedido do próprio atleta por escrito, a equipe poderá solicitar à comissão, a eventual substituição do mesmo utilizando a lista de espera. Se nesta lista não houver disponibilidade a substituição poderá ser feita por um atleta de nível equivalente nascido até 31/12/1981 que não esteja participando do campeonato, a critério da comissão.
 
OBS:Não haverá devolução da taxa de inscrição e o atleta substituído terá direito a participar da festa de encerramento. O valor da taxa de inscrição a ser pago pelo atleta substituto é integral (R$80,00 – oitenta reais)
 
Parágrafo único:Caso o goleiro necessite se ausentar em qualquer um dos jogos o mesmo deverá ser substituído por um jogador de linha de seu próprio time.
 
 
Art. 19º - DO HORARIO:
Os jogos serão realizados todas as quartas–feiras e quintas-feiras
 
Rodada com 02 jogos: 1ª fase
·         1º jogo às 20h00min (tolerância de 15 minutos)
·         2º jogo às 21h00min
 
A entrada dos atletas deverá ser feita pelo portão na lateral do campo em frente as quadras de tênis e a saída quando terminar a partida no local onde estarão os bancos de reserva e mesários.
Não será permitida a entrada de outro time em campo no decorrer de outra partida.
Não será permitida a presença de atletas ou familiares ou amigos na área do mesário. Só será permitida a presença dos times que estarão participando da partida ,seu técnico se houver e o pessoal que vai realizar a cobertura do campeonato com filmagens e entrevistas e o pessoal da comissão do Campeonato.
 
 
Art. 20º - DOS INADIMPLENTES:
O atleta que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$80,00 até seu o início ou seja, dia 13/04/2016 ás 20:00h estará automaticamente SUSPENSO DAS PARTIDAS até que o pagamento seja efetuado e recibo devidamente apresentado à Comissão.
 
 
 
 
 
Art. 21º - EQUIPES DO CAMPEONATO:
 
AMÉRICA –RN; BAHIA-BA; CEARÁ-CE; FORTALEZA-CE; SALGUEIRO-PE; SAMPAIO CORREA – MA; SANTACRUZ –PE; SPORT RECIFE-PE
 
UNIFORMES:O uniforme é de responsabilidade de cada capitão, ressaltando que o seu numero de camisa vai ser o mesmo até o final do campeonato, para maior agilidade nas sumulas e na organização. Não será cedido uniforme pela AOPM.
 
COMISSÃO: A Comissão do Campeonato é formada pelos colaboradores abaixo e pelo Coordenador de Futebol, tornando assim todas as duvidas e decisões referente ao campeonato discutidas entre eles.
 
Coordenador: Eduardo Caraça
 
Comissão do Campeonato
Rodrigo Pires                 João Nascimento
Alessandro Palmieri     Gilson Beliunas    
Eduardo Lippi               Armando Jr (Juninho)
Ricardo Diniz                 Carlos Eduardo Dias
Anderson Gedra (Defrê) 

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