Arbitragem - Dica de boa imagem

A imagem do árbitro de futebol (regra 5) passa pela sua aparência, um corte de cabelo simples que não chame atenção, uma barba bem feita, um conjunto de roupa social, um sapato bem cuidado, uniforme bem arrumado e equipamentos limpos e bem cuidados. Lembramos que o árbitro será sempre o foco central antes, durante e depois da partida e por isso deve estar bem apresentado.
Ao chegar ao estádio ou campo de futebol se apresente aos dirigentes de forma cordial, inicie bem o encontro com um aperto de mão seguro e firme, e não exagere na força, não é recomendado tapinhas nas costas e nem abraços, isso pode demonstrar certa afinidade por este ou aquele dirigente, e isso não é bom para a imagem do árbitro.
Um sorriso reflete a felicidade por estar nesse jogo, o sorriso em sí demonstra o seu contentamento em ser o árbitro da partida e a felicidade traz bons fluídos e tira a ansiedade e a preocupação de mostrar que a escolha de seu nome foi acertada, porém não passe o tempo todo sorrindo, esta atitude pode ser mal compreendida trazendo certo desconforto na relação com os jogadores durante a partida.
Sempre tenha uma boa dicção, sempre fale com um tom de voz que todos possam compreender, não utilize palavras ofensivas ou debochantes pois isto pode se tornar uma arma contra sua arbitragem e trazendo problemas no relacionamento com os jogadores e seus treinadores.
Ouvir antes de falar é sinal de educação e humildade, mostra sua capacidade de receber uma possível crítica durante a partida, mostra que não é uma pessoa afobada.
Seja sempre uma pessoa gentil e educada principalmente com seus companheiros de trabalho, sempre utilize de frases simples que possam trazer harmonia ao local de trabalho, um simples bom dia, por favor, com licença, e obrigado. São palavras que traduzem sua maneira de não se achar superior e sim uma pessoa amiga, disposto a dividir seu status de comandante com os demais companheiros.
 
Por Valter Ferreira Mariano 

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440