OLIMPÍADAS

OS JOGOS OLIMPICOS
 
Originalmente, os jogos foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C ao século V a.C. Os registros historicos apontam o ano de 776 a.C como a época em que os primeiros Jogos Olimpicos da antiguidade foram realizados.Além de uma competição de aptidões, o evento tinha caráter religioso de culto aos deuses.
 
Os cidadãos competiam entre sí para ver quem demonstraria, de modo mais eloquente, o seu respeito para com os deuses do Olimpo.As cidades-estado instituiam leis e regulamentos para estimular a pratica esportiva e assim terem chances de sagrarem um maior numero de vencedores olimpicos. A história dos Jogos Olimpicos consagrava o ateta, proporcionava glória e também sua cidade de orígem.
 
Severas regras regiam os jogos. Entre elas o de "armisticio sagrado" em que os helenos esqueciam momentaneamente suas disputas,dedicavam-se ás atividades pacificas sobre a proteção dos deuses. Às vesperas do grande confronto com os persas, em 480 a.C - batalha retratada no filme 300 de Esparta - o povo helênico estava reunido em Olímpia para a realização dos 75° Jogos Olimpicos.
 
A 13a. edição dos Jogos (728 a.C) o stadion (prova de corrida equivalente ás atuais provas de Atletismo de 200 metros rasos) era a unica competição realizada e o evento tinha a duração de apenas um dia. Com o passar do tempo, novas modalidades foram incorporadas e as competições passaram a durar cinco dias.
 
Existem duvidas de quanto a quando de fato acabaram as celebrações na antiguidade, mas o Comitê Olimpico Brasileiro trabalha com a hipótese de a celebração dos Jogos Olimpicos ter durado até o ano 394 d.C, quando, por questões religiosas, foi banida pelo imperador romano Teodósio.
 
JOGOS OLIMPICOS MODERNOS
 
O Barão Pierre de Coubertin foi o responsavel pelo resgate dos Jogos Olimpicos inspirado nos ideais dos gregos, ele acreditava que a educação física era um fator determinante na educação moral.O educador fancês viu na realização da competição uma forma de propagar esta filosofia pelo mundo.
 
Os primeiros Jogos Olimpicos da Era Moderna, realizado na cidade grega de Atenas, de 6 a 15 de Abril de 1896, resgataram o objetivo de incentivar o maior desenvolvimento possivel das aptidões físicas e intelectuais do ser humano. Duzentos e quarenta e um atletas homens, representando 14 paises, competiram em atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.
 
Competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, a grande festa do esporte, os Jogos Olimpicos são um dos mais importantes eventos do planeta. Mobiizam populações de centenas de países e emocionam com vitórias, recordes e histórias de superação.
 
 
Fonte: Internet

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440