COMO SURGIU O FUTEBOL MODERNO?

COMO SURGIU O FUTEBOL MODERNO?
 
Que o futebol é o esporte mais famoso do Brasil isso não há duvidas, apesar de o futebol ser um esporte tão famoso no Brasil e no mundo, a maioria das pessoas não sabe como ele surgiu. No Brasil a maioria das pessoas falam que foi Charles Miller, porém ele apenas introduziu o esporte no pais.
 
O futebol moderno como conhecemos foi estruturado em 26 de outubro de 1863(que é considerado o dia em            que nasceu o futebol como conhecemos hoje em dia), com a criação das primeiras regras e que foi dado o nome de Association Footbal criada em Londres, e a associação foi criada para diferenciar o esporte dos demais e estabelecer um Livro de Regras para o esporte que até então era disputado sem nenhuma regra e com muita brutalidade. A primeira tentativa de criar regras para o futebol aconteceu em 1848 com a criação do código de Cambridge que adotava várias regras.
 
Em 1863 quando ja foi criada a Association Football eles utilizaram as regras de Cambridge que já utilizava os tiros de meta e a cobrança de lateral, porém foram adicionadas duas regras fundamentais para o futebol como conhecemos. Não pode utilizar a mão e não pode utilizar o contato fisico para tirar a bola do adversário.
 
A primeira partida foi realiada em 30 de novembro de 1872 num jogo entre Escócia e Inglaterra, disputado na Escócia e que terminou empatada sem gols.
 
A primeira Copa oficial  disputada foi a  FA Cup que até hoje em dia é disputada. Foi organizada por causa de um jornal britanico que propôs a idéia de criação da Copa que contou com 15 participantes e teve o Wanderers F.C. como Campeão da competição. A primeira liga oficial foi disputada na Inglaterra em 1888/1889 com a criação da Football League, que contou com 12 participantes que jogaram 22 partidas cada, e teve Preston North End Football Club como Campeão Invicto.
 
Com a popularização do futebol no mundo, foi criada a FIFA em 21 de maio de 1904, por uma iniciativa das associações da Bélgica, Espanha, Dinamarca, França, Paises Baixos, Suécia e Suiça.
 
O futebol no Brasil apesar de controvérsias de alguns dizerem que foi trazido ao Brasil por marinheiros, foi oficialmente trazido por Charles Miller, um brasileito que durante uma viagem á Inglaterra encantou-se com o esporte e quando voltou ao Brasil trouxe na mala duas bolas, dois uniformes e o Livro de Regras do esporte. Foi ele quem fundou o primeiro time de futebol no Brasil, o São Paulo Athlétic Clubformado em 1894. Porém o time mais antigo em atividade no Brasil é o Sport Club Rio Grande que foi fundado em 19 de Julho de 1900. Aliás, 19 de Julho é considerado o dia do futebol pela CBF. A Ponte Preta é a segunda equipe mais antiga do Brasil, e requer ser a primeira, porque o Sport Club Rio Grande ja parou suas atividades algumas vezes.
 
O Uruguai foi o Campeão da primeira Copa do Mundo realizada no seu país em 1930 e a Italia, também no seu país, foi a campeã em 1934 mas com controvérsias, pois neste periodo a italia éra comandada por um ditador que fazia de tudo para interferir na competição, inclusive ameaçando aos árbitros e jogadores de morte, se o seu pais não fosse o campeão. Já no Brasil a primeira competição realizada foi o Campeonato Paulista, em 1902, e teve como Campeão o São Paulo Athlétic Club, time de Charles Miller e que ganhpou em 1903 e 1904 também.
 
Até 1920 não eram perimitidos negros no futebol da época, porém em 1914 um jogador chamado Carlos Alberto usou pó de arroz para poder jogar, mas conforme o jogo avançava o suor escorria e o pó saia, sendo descoberto. Foi perseguido pela torcida do América que a ele gritava "pó de arroz", tendo o Fluminense adotado tal apelido.
 
O Brasil apenas começou a ser reconhecido no futebol quando a geração de Pelé e companhia trouxeram para o país 3 Copas do Mundo, o que fez inclusive o Brasil ter um salto na economia na época. Hoje em dia é o país que mais exporta jogadores no mundo, e em todas as partes que você vá, ira ter jogadores brasileiros atuando no futebol local.
 
AAGSP
Jan 2017

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440