REGULAMENTO BASICO INTERCLUBES 2017

REGULAMENTO BÁSICO – 2017

Doumentação:

Desde a 1a. rodada somente poderão participar dos jogos atletas inscritos na relação nominal (Pré Súmulas) e mediante a apresentação da Carteira do Interclubes. não podendo em hipótese alguma ser inserido em súmula (a caneta) atletas que não constem da relação nominal da equipe.
As carteirinhas de atletas e Comissão Técnica, precisam estar plastificadas.
 
Na ausência destes documentos, o atleta não poderá participar da partida. Nenhum outro documento substitui as carteiras do Interclubes.
 
A documentação deverá ser entregue individualmente (atleta por atleta) para conferência de  todas as carteiras antes do início das partidas ao representante do jogo.
 
A comissão técnica deverá apresentar a Carteira com CREF (Verde), Auxiliar ou Massagista (Azul) para permanência dentro de campo (limite de apenas 2 (dois) elementos, sendo um deles obrigatório com CREF. Estas carteiras deverão ter validade até 2017 ou 2018.
OBS:
Os massagistas ou fisioterapeutas, caso não possuam identificação oficial do Interclubes (carteira azul), deverão apresentar-se para registro em súmula do jogo, com carteira profissional ou outro documento que comprove a sua ocupação.
 
Os técnicos das equipes deverão apresentar carteira do CREF (Conselho Regional de Educação Fisica) valida e deixar na mesa do representante antes do inicio da partida.
 
A Diretoria do Interclubes utilizará Carteira de Identificação Personalizada (Carteira Laranja), com validade até 2017/2018, no qual permitirá a presença destes membros dentro de campo, apenas para solucionar duvidas, sendo imediata a sua retirada de campo após tudo resolvido. Carteira Laranja não pode ficar em campo permanentemente.
Qualquer dúvida relacionada ao regulamento ou regras da Competição, o representante da partida não deverá hesitar em procurar um membro da Diretoria do Interclubes (Carteira Laranja).
 
Terão direito a permanecer no banco de reservas, durante as partidas, o Técnico e um Auxiliar (2 pessoas no máximo), todos identificados, nomeados em súmula com seus respectivos RG e credenciados, além dos atletas reservas, uniformizados e identificados através da carteira de atleta do Interclubes, todos constantes da súmula da partida.
Só poderá ficar um massagista, caso este comprove a sua função de Fisioterapeuta com a apresentação do CREFITO ou outro documento oficial.
SERÁ PROIBIDO A PRESENÇA DE DIRETORES NOS BANCOS DE RESERVAS DAS EQUIPES OU MESA DO REPRESENTANTE. NÃO PODENDO ESTES DIRETORES USAREM OU EXERCEREM A FUNÇÃO DE AUXILIAR.
 
Todos os componentes do banco de reservas, deverão manter-se sentados, exceção feita ao Técnico, que poderá orientar seus atletas, em pé, observando-se RIGOROSAMENTE, o espaço destinado a sua área técnica que deverá ser demarcada pelo clube mandante (até pode ser demarcada com disquinhos)
 
Os componentes da comissão técnica e atletas reservas, deverão estar relacionados em súmula de jogo, desde o início da partida, sendo descriminados os atletas iniciantes da partida, bem como seus respectivos suplentes.
 
A fim de evitar que pessoas não preparadas usem a função de massagista para ficar dentro de campo, apenas 2 (duas) pessoas identificadas ficarão nos bancos de reservas (técnico + auxiliar). O massagista ficará junto a mesa do representante. No caso de dois massagistas (um por cada clube) estes deverão ficar nos bancos de reservas de suas respectivas equipes.
Somente se o massagista, tiver a carteira profissional que comprove a sua atuação real na função (Crefito ou outro documento oficial) é que este profissional estaria autorizado a permanecer no banco de reservas de sua equipe, desde que apresente este documento junto a mesa antes do inicio da partida (idem CREF)
 
 
 
 
  • Resumo:
Módulo Verde:
Categoria Tempo Bola Cartão Am. Cartão Verm. Substituições
Sub 11 3 tempos de 15´ No. 4 5 minutos Expulsão Vide Abaixo
Sub 13 25’ x 25’ No. 4 não sai Expulsão Livres
Sub 15 30’ x 30’ No. 5 não sai Expulsão 7 – Quem sair pode retornar dentro do limite de 7 trocas
+ 1 especifica de for exlusiva para o goleiro.
Sub 17 35’ x 35’ No. 5 não sai Expulsão 7 – Quem sair pode retornar dentro do limite de 7 trocas
+ 1 especifica de for exlusiva para o goleiro.
 
 
Módulo Verde:
Categoria Tempo Bola Cartão Am. Cartão Verm. Substituições
Sub 9 3 tempos de 15´ No. 4 5 minutos Expulsão Vide abaixo
Sub 11 3 tempos de 15´ No. 4 5 minutos Expulsão Vide abaixo
Sub 13 25’ x 25’ No. 4 não sai Expulsão Livres
Sub 15 30’ x 30’ No. 5 não sai Expulsão 7 – Quem sair pode retornar dentro do limite de 7 trocas
+ 1 especifica de for exlusiva para o goleiro.
Sub 17 35’ x 35’ No. 5 não sai Expulsão 7 – Quem sair pode retornar dentro do limite de 7 trocas
+ 1 especifica de for exlusiva para o goleiro.
 
OBS: Nas categorias Sub 15 e Sub 17 onde será permitido o retorno de um jogador já substituído, todas as substituições deverão ser anotadas na súmula da partida. (até os limites acima estipulados).
 
  • Substituições:
Nas categorias Sub 9 e Sub 11, no 1º. E 2º. Tempos deverão jogar todos os jogadores (Ex: Primeiro tempo um time e no 2º. T, entram todos os reservas). No 3º. Tempo, os técnicos estão livres para colocar os jogadores livremente, desde que todos já tenham jogado no 1º. Ou 2º. Tempo. Caso a equipe tenham mais jogadores no banco de reservas, este excedente deverá jogar o 3º. Tempo e ai poderá ser completado com jogadores que já atuaram no 1º. E 2º. Tempo. (ou seja quem estiver uniformizado precisa jogar um tempo)
 
Na categoria Sub 13, as substituições serão livres sem paralisação da partida, devendo o técnico da equipe acompanhar o (a) atleta até o meio campo junto a mesa do representante, chamar o atleta a ser substituído e só incluir o novo atleta após a saída completa do atleta substituído (Neste tipo de substituição não há necessidade de registro em súmula)
              Não poderá ser realizada este tipo de substituição com o atleta saindo pelo outro lado de campo.
 
Nas categorias Sub 15 e Sub 17  as substituições serão limitadas a 7 (sete) por equipe, podendo o jogador substituído retornar ao campo de jogo (dentro de limite de 7 substituições – cada troca contará como uma substituição).
No caso da 8ª. Troca especifica para o goleiro, se a equipe já tiver feita a troca do goleiro (ex: no intervalo), não poderá usar a 8ª. Troca para um outro jogador de linha.
 
Todas as substituições deverão ser anotadas em súmula. (o atleta substituído poderá permanecer no banco)
 
  • Cartões Amarelos e Vermelhos:
Nas categorias Sub 9 e Sub 11 o atleta punido com cartão amarelo permanecerá fora da partida por 5 (cinco) minutos, devendo permanecer na mesa do representante durante este período. O representante é quem deverá marcar o tempo de permanência fora da partida a partir do reinicio do jogo, após a aplicação do referido cartão. ESTE ATLETA DEVERÀ SER SUBSTITUIDO.
 
O cartão amarelo ou vermelho nas categorias Sub 9 e Sub 11, não precisará ser mostrado pelo árbitro, devendo o mesmo comunicar ao técnico da equipe que o atleta punido deverá ser substituído por outro atleta.
 
Nas categorias Sub 13, Sub 15, Sub 17 o atleta punido com cartão amarelo permanecerá normalmente na partida.
 
Nas categorias Sub 15 e Sub 17, os atletas punidos com cartões vermelhos (expulsos) deverão permanecer fora de campo. Nas demais categorias, poderão ficar dentro de campo.
 
 
Todos os cartões deverão ser incluídos na súmula de jogo e os cartões vermelhos deverão constar em sumula o relatório completo do ocorrido.
 
  • Regras Especificas  Sub 9 e Sub 11:
 
Módulo Amarelo:
Na categoria Sub 9 e Sub 11 , joga-se 7 na linha + 1 goleiro
Não tem impedimento.
Todos os reservas precisam entrar no 2º. Tempo, obrigatóriamente.
 
Módulo Verde:
Na categoria Sub 11 , joga-se 8 na linha + 1 goleiro
Não tem impedimento.
Todos os reservas precisam entrar no 2º. Tempo, obrigatóriamente.
 
  • Tempo de Jogo:
A fim de evitar possíveis discussões ao final da partida, os árbitros deverão informar quantos minutos deverão ser acrescidos a partida em cada tempo de jogo, comunicando aos técnicos das duas equipes.
 
Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos para o início do primeiro jogo, a contar do horário estabelecido, e tolerância de 5 (cinco) minutos para os jogos subseqüentes a contar  do término do último  jogo do interclubes  na mesma rodada.
 
Quando o campo estiver sendo usado com atividades internas (campeonatos internos) haverá tolerância máxima de 30 (trinta) minutos a contar do horário agendado da partida e após esta tolerância, será considerado WO contra a equipe mandante.
Esta tolerância máxima de 30 (trinta) minutos também terá validade quando do atraso da equipe de arbitragem, neste caso sem prejuízo de WO para nenhuma das equipes.
 
As demais categorias agendadas na mesma data devem realizar seus jogos conforme horário estabelecido imediatamente após a liberação do campo, ou chegada da equipe de arbitragem.
 
  • Dirigentes:
Solicitar a colaboração dos dirigentes (local e visitante) sobre o bom andamento da partida. Procurar sempre um membro da Diretoria do Interclubes, identificado com a Carteira Laranja.
Não tomar nenhuma decisão, na qual não tenha plena certeza das regras. Se necessário, não hesite em paralisar a partida e consultar os Dirigentes ou outras pessoas conhecedores do regulamento e regras da Competição.
 
·         Bola reserva na mesa:
A equipe local deverá encaminhar a mesa do representante 2 (duas) ou 3 (três) bolas em bom estado de uso para reposição durante a realização da partida.
 
·         Relatórios:
Solicitar aos árbitros o preenchimento de relatórios em todos os casos de expulsões, agressões ou outros fatos que julguem necessários. (preenchimento completo, narrando todos os fatos que resultaram nas ocorrências da partida).
 
·         Súmulas:
Zelar pelo bom preenchimento das súmulas, completando todos os campos necessários e conferindo as anotações de gols e cartões junto ao árbitro da partida.
Solicitar para que os técnicos ou diretores das equipes façam uma ultima conferencia nos dados assinalados em súmula antes das devidas assinaturas, evitando assim reclamações posteriores ao fechamento da súmula da partida.
 
A súmula do jogo é o documento oficial da partida. Muita atenção quanto ao preenchimento.
 
 
 
·         Recomendações aos representantes:
 
1) Retire a súmula da partida com antecedência, junto a empresa prestadora de serviços na arbitragem do Campeonato Interclubes.
2) Confira se todas as súmulas e pré sumulas da rodada estão em seu poder.
3) O preenchimento da súmula de jogo ficará a cargo exclusivo do representante da partida.
4) A fim de agilizar o preenchimento das súmulas, cada técnico e/ou dirigente das equipes, receberão uma Pré Súmula, que deverá ser preenchida com o número da camisa dos atletas e entregue obrigatoriamente ao representante 10 (dez) minutos antes do inicio de cada partida.
5) Qualquer irregularidade percebida na partida, faça constar em relatório.
6) Os atletas suspensos estarão apontados em súmula com uma tarja amarela (na relação nominal), quando da suspensão por 3 (três) cartões amarelos e com uma tarja vermelha (na relação nominal) quando suspensão por cartão vermelho. (não poderão atuar em hipótese alguma)
7) Relatórios poderão ser feitos na própria súmula ou em anexo  pelo árbitro ou representante da
    partida.
8) Entregar uma via da súmula para cada técnico, diretor ou representante dos clubes.
              9) Os Técnicos devem assinar as Súmulas sómente ao final da partida, conferindo os dados
                   nela assinalados. (não solicitar que assinem sem a súmula estar completamente preenchida).
             10) A súmula deverá ser entregue impreterivelmente na 2a. feira posterior a rodada na  sede da empresa
                    prestadora de serviços da arbitragem .
 
·         Vistoria:
Favor vistoriar:
Chuteiras e caneleiras (árbitros devem conferir) antes do início das partidas. Se não conferir antes, não pode ser aplicado cartão amarelo na falta de caneleiras durante a partida. No entanto se conferir e depois aparecer atletas sem caneleiras ai sim aplica-se o amarelo ao infrator.
É proibido o uso de chuteiras com travas de alumínio.
Documentação dos atletas e dirigentes (Confira cada carteira individualmente conferindo foto e dados com o atleta e dirigentes)
 
·         Material dos Atletas:
É obrigatório o uso de caneleiras para os atletas de todas as categorias, bem como o uso obrigatório de chuteira ou chuteira society para todos os atletas de todas as categorias, sendo também vetada a utilização de chuteiras com travas de alumínio, para todas as categorias.
Fica estabelecido que para os jogos realizados nos campos do Clube Atlético Ypiranga,  Clube Pitangueiras e Esporte Clube Pinheiros – Campo A deverão todos os atletas utilizar somente chuteiras society, não podendo participar em hipótese alguma com chuteiras de travas.
A equipe de arbitragem se encarregará da verificação do cumprimento deste artigo, para que os jogos não sejam retardados para tais procedimentos, sendo permitido o aguardo máximo de 30 (trinta) minutos, sem que traga prejuízo no andamento da rodada.
Caso a partida não possa ser realizada pelo descumprimento deste artigo, uma nova partida deverá ser marcada pela Comissão de Disciplina e Julgamento, sem prejuízo de pontos  a qualquer uma das equipes envolvidas.
 
·         Jogo Interrompido:
Quando um jogo for interrompido por falta de energia elétrica, má condição do campo ou falta de segurança para a continuidade, o árbitro deverá aguardar 30 (trinta) minutos, e após esse tempo, suspenderá a partida, caso julgue necessário.
 
Uniformes das Equipes:
  • Em caso de igualdade na cor de camisas das equipes participantes de uma partida, a equipe mandante (esquerda da tabela) deverá proceder a troca de uniforme ou buscar recurso que a isto atenda, para que terá 10 (dez) minutos para efetuar essa troca, caso contrário serão declaradas perdedoras por WO  (0 x 2).
 

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440