ISSO NENHUM VIDEO RESOLVE..

ISSO NENHUM VÍDEO RESOLVE...
 
Depois da arbitragem de Santos x Ponte Preta que não teve lances para decisão tecnológica e unica e exclusivamente comportamental, ou seja, árbitro despreparado, ou inexperiente, ou mal orientado na carreira, é bom que quem dirige comece a se preocupar muito mais com a formação e orientação, e não esquecendo o vídeo cujo uso aprovamos, mas melhor preparando psicologicamente, melhor preparando nas técnicas de arbitragem, melhor preparando enfim naquelas coisas necessárias ao árbitro e que não são textuais na regra do jogo. Aqui o problema foi menor pois era um jovem árbitro e ainda ávido por "rodagem" que fatalmente lhe trará melhor condição se quem dirige "esquecer" destes pequenos detalhes o que não deveria, aliás.

Mas eis que dias depois vem um Palmeiras x Penarol, arbitrado por um FIFA, e se já é um FIFA obrigatoriamente deve ter maiores e melhores condições que aquele de Santos x Ponte Preta e, pasmem, conseguiu nos aspectos acima enfocados ser muito pior que o jovem do Paulistão. Técnicas de arbitragem, nenhuma; dominio amplo sobre o comportamento dos jogadores, nenhum; postura para inibir anti jogo e pratica de cera, nenhuma; mas não é um FIFA e já listado para Copa do Mundo 2018?

As duas historinhas  servem para mostrar , claramente, que ou falta qualidade aos árbitros lançados em sendo jovens, ou falta merito e qualidade para se chegar á FIFA, mas na verdade o que mais falta é melhor formação, melhor orientação, melhor didatica para instrução, mais visão de o que é formar e orientar para a função.

Ter sido um bom árbitro não garante que venha a ser um bom orientador pois nenhum foi árbitro completo e dificilmente alguem será. Um é bom tecnicamente, outro é bom disciplinarmente, e um terceiro ainda é aquele bom de comando, mesmo que ruim de tecnica ou disciplina. Mas até ter sido um mau árbitro tambem poderá faze-lo bom orientador.

A visão de que falamos é de quem, de fora, a isto tudo observa, "faz" copias de Dulcidio, Romualdo e Wright (apenas exemplos) e aplica na formação e na orientação e instrução, se é que me entenderam.

As duas arbitragens aqui enfocadas me fizeram escrever este texto pois mostraram a mim, mais uma vez, e quem me acompanha conhece esta minha opinião, que o problema maior está aqui e acolá na seleção, formação, instrução e orientação dos homens do apito.

Nenhum ÁRBITRO DE VÍDEO salvaria estas duas arbitragens, apesar de necessários, mas que com melhor formação e orientação aliando-se a esta tecnologia somente seria o complemento da quase perfeição...

Somente não valeria lançar "amigos" por serem amigos; FIFAs por questões politicas, ou quaisquer outras coisas deixando a necessária qualidade de lado. Seja você, de que estado for, faça uma análise de quem e de como foram, por característica, aqueles que hoje formam ou orientam os árbitros de seus campeonatos e veja se os atuais não são quase que "cópias fiéis" porém num tempo em que a tecnologia, diferentemente daqueles tempos, tudo mostra e... tudo entrega. Os árbitros sabem a que me refiro e por isso as tecnicas de formação e orientação não podem mais ser as do "século passado".

Os "monstros sagrados do apito" em seus tempos erraram tanto ou mais que hoje se erra, mas virava "discussão de botequim" e ninguém tinha razão. A maneira de se formar e orientar nesses tempos era uma, e as pessoas esqueceram que com a evolução tecnológica a formação e orientação deveria ter novos conceitos, orientações e instruções e especialmente nas questões comportamentais e de técnicas para arbitrar.
 
Gustavo Caetano Rogério
Abril 2017
Leia mais
  1. DECISÕES DA ARBITRAGEM (14)
  2. DECISÕES DA ARBITRAGEM (12)
  3. DECISÕES DA ARBITRAGEM (11)
  4. DECISÕES DA ARBITRAGEM (10)
  5. DECISÕES DA ARBITRAGEM (9)
  6. DECISÕES DA ARBITRAGEM (8)
  7. DECISÕES DA ARBITRAGEM (7)
  8. DECISÕES DA ARBITRAGEM (06)
  9. DECISÕES DA ARBITRAGEM (4)
  10. DECISÕES DA ARBITRAGEM (03)
  11. DECISÕES DA ARBITRAGEM (2)
  12. DECISÕES DA ARBITRAGEM
  13. ARBITRAR É PENSAR...
  14. MAS... QUEM ′FEZ O GATO′ ?
  15. A LIÇÃO DE UM POVO...
  16. FALTA DE ORIENTAÇÃO
  17. E ADRIANO PAGA O PATO...
  18. ACREDITE SE QUISER
  19. MUDANÇA NAS REGRAS
  20. A BOLA AO CHÃO
  21. MATERIA FOLHA/UOL
  22. DE NOVO É?
  23. QUE PENA FLAVIO GUERRA
  24. SÓ QUERIA ENTENDER...
  25. Oque é erro de arbitragem ?
  26. UM SETE (a) UM
  27. ARBITRO MENTIROSO PODE?
  28. A MINHA OPINIÃO:
  29. O QUE É ARBITRO INTELIGENTE?
  30. Sou chato, eu sei...
  31. BOA SORTE ÁRBITROS
  32. UMA DECISÃO ACERTADA
  33. INCOMPETENCIA COMPROVADA...
  34. NEM QUERO-QUEROS ESPANTAM MAIS...
  35. O HUMILDE FELIPÃO
  36. INCOMPETÊNCIA OU MÁ VONTADE?
  37. MURICY ME FEZ RELEMBRAR...
  38. Um Pais sem vergonha
  39. GRANDE ACERTO, GRANDE ERRO...
  40. VERGONHA NO PAÍS DA COPA
  41. MAIS UM “ARBITRO INTELIGENTE”...
  42. NÃO É HORA DE MUITOS ERROS
  43. “ARBITRAR É PENSAR”
  44. MINHA OPINIÃO COM OUTRAS PALAVRAS...
  45. CUIDADO COM O CACHORRO!!!
  46. A LINGUAGEM DO APITO...
  47. Vergonha de que?
  48. S.O.S Arbitragem
  49. Salve, Salve Futebol Brasileiro!
  50. Murici Disse, Mesmo Sem Dizer...
Anterior 1 2 Próximo

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440