DECISÕES DA ARBITRAGEM

Entendemos que ao criar a análise de decisões da arbitragem, explicando situações e determinando erros ou acertos em cada uma delas, mostra que se quer trabalhar de maneira transparente na arbitragem, mas isto deve ser  feito com muitos cuidados, analisado e revisado não com uma unica opinião, e sim por um conjunto de opiniões de seus responsáveis pelo setor.
 
Isto não sendo feito poder-se-á colocar em cheque os conhecimentos da Regra do Jogo e suas interpretações por quem tem a responsabilidade de colocar cada lance publicamente, além de seu conhecimento que tem que ser amplo e profundo.
 
Outro detalhe importante é que sejam colocado TODOS os erros ou acertos em lances reclamados e não apenas em "tres ou quatro" à sua deliberação. Na primeira análise colocada publicamente concordamos com quatro das seis situações destacadas, mas não podemos nunca concordar com a opinião dada de Ponte Preta x Sport e Corinthians x Chapecoense.
 
Opinar que não houve infração no lance de Ponte x Sport é algo que não se pode aceitar pois o defensor abandona a disputa pela bola e joga seu corpo contra o atacante. Dizer-se que isso foi "disputa por espaço e sem falta" é erro imperdoável de quem necessita esclarecer, ou, perdão, puro desconhecimento.
 
Já numa situação mais discutível o lance de Gabriel em Corinthians x Chapecoense, com a CBF determinando ter existido a penalidade máxima e não marcada, permitimo-nos também discordar e principalmente pelo que foi usado para defender como erro do árbitro, ou seja "o jogador defensor pratica uma infração ao lançar-se na bola de forma deliberada". Uai, em qual situação um jogador não "se lança na bola de forma deliberada" durante os noventa minutos? Isto nunca vai caracterizar existencia de infração se, distancia, velocidade da bola, e principalmente a INTENÇÃO do jogador não forem analisadas. Mais uma vez a CBF defende o "penalti jabuticada" onde, para nós o árbitro acertou ao não marcar  a penalidade máxima de "bola na mão".
 
Mas, e na arbitragem de Fluminense x Santos nada aconteceu para estar fora dos lances analisados? Tem de ser TODOS e "não este sim, e aquele não". Foram unanimes as opiniões de que a penalidade máxima marcada para o Fluminense foi claramente "forjada" pelo atacante. Cadê a análise CBF? Cadê a análise CBF do lance em que o goleiro Diego Cavalieri faz a defesa usando a mão e fora de sua área penal. Com árbitro, árbitro assistente e arbitro adicional, um deles teve culpa não acham? Está feliz a coletividade santista que não viu estes lances "premiados" pelas análises?
 
E os erros absurdos do Assistente de Palmeiras x Vasco da Gama na primeira etapa? Não foi um, não foram dois, foram tres somente num tempo de jogo, além de, pelos menos três erros na determinação de arremessos laterais. Vitor Hugo Imazú, do Paraná, pelo menos aqui não demonstrou ser Assistente para Quadro Nacional, mas foi "poupado" na primeira rodada das análises...
 
Aplaudimos a idéia sim, mas as divulgações tem de ser muito cuidadosas e depois de muito estudo e não simplesmente "a opinião de alguém". Não esqueçam que a matéria é INTERPRETATIVA e se é assim, a sua pode não ser  a minha, ou melhor, a sua pode não ser o que a profundidade da regra requer. Sou chato sim, mas novamente vou repetir: " Antes dos textos, que são frios, cada "pedacinho" das Regras é conduzida por algo que hoje em dia quem orienta arbitragem ou não conhece ou não acha importante"...
 
 
                                                                                        "O SEU ESPÍRITO..."
 
ET. Continuem sim com a idéia pois ela é transparente e produtiva, mas entendam que todo cuidado é pouco, pois o que hoje é boa idéia amanhã poderá ser "arma" contra sí próprio se não houverem critérios definidos de análise e de rodadas completas e não este sim, aquele não....
Leia mais
  1. DECISÕES DA ARBITRAGEM (14)
  2. DECISÕES DA ARBITRAGEM (12)
  3. DECISÕES DA ARBITRAGEM (11)
  4. DECISÕES DA ARBITRAGEM (10)
  5. DECISÕES DA ARBITRAGEM (9)
  6. DECISÕES DA ARBITRAGEM (8)
  7. DECISÕES DA ARBITRAGEM (7)
  8. DECISÕES DA ARBITRAGEM (06)
  9. DECISÕES DA ARBITRAGEM (4)
  10. DECISÕES DA ARBITRAGEM (03)
  11. DECISÕES DA ARBITRAGEM (2)
  12. ISSO NENHUM VIDEO RESOLVE..
  13. ARBITRAR É PENSAR...
  14. MAS... QUEM ′FEZ O GATO′ ?
  15. A LIÇÃO DE UM POVO...
  16. FALTA DE ORIENTAÇÃO
  17. E ADRIANO PAGA O PATO...
  18. ACREDITE SE QUISER
  19. MUDANÇA NAS REGRAS
  20. A BOLA AO CHÃO
  21. MATERIA FOLHA/UOL
  22. DE NOVO É?
  23. QUE PENA FLAVIO GUERRA
  24. SÓ QUERIA ENTENDER...
  25. Oque é erro de arbitragem ?
  26. UM SETE (a) UM
  27. ARBITRO MENTIROSO PODE?
  28. A MINHA OPINIÃO:
  29. O QUE É ARBITRO INTELIGENTE?
  30. Sou chato, eu sei...
  31. BOA SORTE ÁRBITROS
  32. UMA DECISÃO ACERTADA
  33. INCOMPETENCIA COMPROVADA...
  34. NEM QUERO-QUEROS ESPANTAM MAIS...
  35. O HUMILDE FELIPÃO
  36. INCOMPETÊNCIA OU MÁ VONTADE?
  37. MURICY ME FEZ RELEMBRAR...
  38. Um Pais sem vergonha
  39. GRANDE ACERTO, GRANDE ERRO...
  40. VERGONHA NO PAÍS DA COPA
  41. MAIS UM “ARBITRO INTELIGENTE”...
  42. NÃO É HORA DE MUITOS ERROS
  43. “ARBITRAR É PENSAR”
  44. MINHA OPINIÃO COM OUTRAS PALAVRAS...
  45. CUIDADO COM O CACHORRO!!!
  46. A LINGUAGEM DO APITO...
  47. Vergonha de que?
  48. S.O.S Arbitragem
  49. Salve, Salve Futebol Brasileiro!
  50. Murici Disse, Mesmo Sem Dizer...
Anterior 1 2 Próximo

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440