SINDUSFARMA - REGULAMENTO BILHAR

JOGOS SINDUSFARMA
 
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO – BILHAR

CAPÍTULO UM – Da denominação e organização

Art. 1º - O torneio de Bilhar dos Jogos Sindusfarma faz parte da modalidade Jogos de Salão e será realizado em data e horário marcado pelos organizadores do evento.
Parágrafo Único:O presente regulamento trata de assuntos específicos dessa competição.

CAPÍTULO DOIS – Dos troféus e títulos

Art. 2º - Para a empresa vencedora será atribuído o título de campeão do bilhar dos X Jogos Abertos Sindusfarma.
            Parágrafo Único – O ou a atleta campeã receberá 01 (uma) medalha de ouro e um troféu característico da modalidade, para o (a) atleta vice-campeã 01 (uma) medalha de prata e para o (a) atleta terceira colocada 01 (uma) medalha de bronze.
 

CAPÍTULO TRÊS – Da participação e condição de jogo dos (as) atletas 

Art. 3º - Poderão participar desta modalidade funcionários (as) efetivos da empresa assim que admitidos (as).

§ 1º - Os e as demais participantes desta modalidade deverão estar de acordo com as regras e critérios estabelecidos no Art. 4º do regulamento geral da competição.

§ 2º - A identificação do atleta no dia da competição será a sua identidade funcional (crachá) da empresa que ele representa.
 

CAPÍTULO QUATRO – Do sistema de disputa

Art. 4º - O torneio será disputado nas categorias masculina e feminina. Salvando que caso não haja equipes suficientes homens e mulheres poderão disputar juntos a competição.
 
Art. 5º– O sistema de disputa será determinado de acordo com o número de inscritos presentes no dia e hora da competição.
 
Art. 6º- Haverá 15 (quinze) minutos de tolerância do horário estabelecido para o início das partidas, caso o competidor não esteja presente no limite desse tempo, o mesmo será desclassificado do torneio.
 

CAPÍTULO CINCO – Das regras do jogo

Art. 7º– As partidas serão disputadas por 02 (dois) jogadores denominados adversários.
 
Art. 8º– O jogo terá 01 (uma) bola branca, que será a bola tacadeira e outras 14 (quatorze) bolas numeradas de 02 a 15.
 
Art. 9º– A finalidade da partida é cada atleta encaçapar todas as 07 bolas do mesmo grupo (bolas pares ou ímpares), respeitando as regras, usando a impulsão da bola branca, movimentada por um toque da sola do taco denominado (tacada).
 
Art. 10°– A bola 01 deverá ser retirada e não será utilizada como castigo, ou seja, ser encaçapada após o jogador terminar o seu grupo de bolas.
 
Art. 11º– Se na tacada inicial a bola branca for encaçapada, esta deverá ser colocada na marca inicial, e é passada a vez da jogada ao adversário.
 
Art. 12º– Se durante uma tacada a bola branca tocar direto na bola do adversário, deverá retirar 2 bolas do jogador adversário, se não tocar em nenhuma bola, bater na tabela antes de tocar a bola ou se a bola branca cair, retira-se somente 1 bola do adversário.
 
Art. 13º- Se durante a tacada alguma bola cair fora da mesa, esta bola voltará ao jogo e será colocada rente a borracha, e será retirada uma bola do adversário.
 
Art. 14º– O jogador irá encaçapar o grupo de bolas de acordo com a bola que cair primeiro, par ou impar. Caso permaneça o mesmo número de bolas na tacada inicial, a partida segue sem que seja definido o grupo de bolas a ser encaçapado, podendo os jogadores tentar encaçapar qualquer bola.
 
Art. 15º– Se os dois jogadores estiverem apenas por uma bola para vencer a partida e um deles der a tacada e encaçapar sua bola e a bola branca ao mesmo tempo, este jogador perderá a partida.
 
Art. 16°– Se os dois jogadores estiverem apenas por uma bola para vencer a partida e um deles der a tacada e a bola branca cair fora da mesa, este jogador perderá a partida.
 
Art. 17º– Os jogadores serão sorteados para eliminatória simples, classificando-se para as próximas fases o vencedor de cada partida até o final, que será feita para se obter somente do 1º ao 4º colocados. A definição do 5º ao 8º colocado será estabelecida conforme critérios do regulamento geral da competição, ou seja, os perdedores dos primeiros colocados antes das semifinais.
 
Art. 18º– As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três), ou seja, se cada jogador vencer uma partida haverá a necessidade da terceira partida e cada atleta terá 15 segundos para escolher a tacada após seu adversário ter jogado.

CAPÍTULO SEIS – Das medidas disciplinares

Art. 19º - Brigas e agressões físicas entre membros de equipes adversárias ou entre membros da mesma equipe incorrerão em eliminação automática dos mesmos, da competição.
 
CAPÍTULO SETE – Das disposições finais
 
Art. 20º - Os jogos ocorrerão em hora e local determinado pela comissão organizadora da competição.
 
Art. 21º- Toda publicidade relativa à competição e seus jogos é restrita a acordos comerciais firmados ou autorizados pela empresa organizadora e Sindusfarma. 
 
Art. 22º- Os casos omissos serão resolvidos pela empresa organizadora do evento e comissão organizadora do Sindusfarma.

Fale Conosco

Segunda a Sexta - 09:00 as 18:00
Sáb. e Dom. - 07:30 as 13:30
11 3392-5440
aagsp@aagsp.com.br
Obrigado por sua visita
Volte Sempre
  

Associação de Árbitros da Grande São Paulo

Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro

9390050

11 3392-5440

photo AAGSP - Associação de Árbitros da Grande SP
Work:
Rua Luís Mariani, 46, Sala 8 Centro
Mauá,SP   9390050
Work:11 3392-5440