REGULAMENTO - OLÍMPIA JARAGUÁ 2019

CAMPEONATO OLÍMPIA JARAGUÁ 2019
 
REGULAMENTO GERAL
 
 I – FINALIDADES
            - O CAMPEONATO OLÍMPIA JARAGUÁ 2019 tem como principal objetivo promover e oportunizar a prática do futebol em um ambiente que propicie a integração entre as equipes estimulando a competição saudável entre seus participantes. Desta forma, o campeonato surge como um instrumento auxiliar na formação esportiva dos participantes.
 
II – PERÍODO DE REALIZAÇÃO
            - O campeonato terá seu início previsto para o mês de ABRIL. Já as suas fases finais, tem previsão para acontecerem no mês de JUNHO.
            - Os jogos ocorrerão aos DOMINGOS, todos no Jaraguá Clube Campestre (Avenida Dr. Felipe Pinel, 2008 - Pirituba).
            - Os jogos poderão ocorrer aos SÁBADOS em caso de reposição ou antecipação.
 
III – INSCRIÇÕES
            - O CAMPEONATO OLÍMPIA JARAGUÁ 2019 é destinado às categorias SUB 9 (nascidos em 2010, 2011 e 2012), SUB 11 (nascidos 2008 e 2009), SUB 13 (nascidos 2006 e 2007) e SUB 15 (nascidos 2004 e 2005).
            - O campeonato destina-se a meninos e meninas. As equipes podem ser formadas apenas com meninos, apenas com meninas ou mistas.
            - É permitida 2 exceções para meninas nascidas um ano abaixo nas categorias sub 09, sub 11 e sub 13. (Exemplo: meninas de 2009 no sub 09, meninas de 2007 no sub 11 e meninas 2005 no sub 13)
- Cada equipe deverá inscrever no campeonato o número mínimo de 12 atletas.
            - Cada equipe poderá inscrever o número máximo de 25 atletas.
            - A data limite para inscrição de novos atletas será até a quinta feira dia 02/05/2019 que antecede a 4ª rodada, via e-mail celso_soccer@hotmail.com, reforçado por mensagem via whatsapp 991755114.
            - Será permitida a troca de 3 atletas por categoria até a quinta feira dia 02/05/2019 que antecede a 4ª rodada, via e-mail celso_soccer@hotmail.com, reforçado por mensagem via whatsapp 991755114.
        - Os atletas só poderão atuar no campeonato em apenas uma equipe.
            - 7 Atletas das categorias abaixo inscritos em ficha (de sua categoria) poderão completar a categoria acima
            - Recomenda-se que as instituições participantes tenham atestado de liberação médica para a prática esportiva dos atletas participantes, uma vez que a organização não se responsabiliza por quaisquer problemas clínicos e/ou acidentes que ocorram durante a competição.
            - Os documentos necessários para o atleta ter condição de jogo será RG OU PASSAPORTE ORIGINAIS. PARA AS CATEGORIAS SUB 13 E SUB 15 O RG DEVE SER ALFABETIZADO.
 
Será permitida a presença, em campo, de no máximo 3 integrantes da comissão técnica.
Todos deverão apresentar documento original: CREF, ou CNH, ou RG, ou PASSAPORTE.
            - Todos os participantes da competição autorizam a exposição de sua imagem em fotos e filmagens em mídias da Olímpia Escola de Futebol que divulguem o campeonato.
 
- O valor para a participação no campeonato é de:
R$ 1.600,00 a vista ou R$ 1.700,00 em até 3 vezes (Abril, Maio e Junho) – uma equipe;
R$ 1.500,00 a vista ou R$ 1.600,00 em até 3 vezes (Abril, Maio e Junho) – duas equipes (valor por equipes);
R$ 1.400,00 a vista ou R$ 1.500,00 em até 3 vezes (Abril, Maio e Junho) – três equipes (valor por equipes);
R$ 1.300,00 a vista ou R$ 1.400,00 em até 3 vezes (Abril, Maio e Junho) – quatro ou mais equipes (valor por equipe).
           
Este valor corresponde às seguintes despesas:
- Premiação (medalha para atletas inscritos e 1 troféu para cada equipe).
- Troféus para os atletas destaque, artilheiro e goleiro menos vazado, da competição.
- Mesário e delegado em todas partidas;
 - Arbitragem.
 
- O pagamento da TAXA PARTICIPAÇÃO deverá ser efetuado, rigorosamente, de acordo com a opção escolhida.
BANCO ITAÚ
AGÊNCIA: 0758
CONTA CORRENTE: 85525-8
 
IV – PARTIDAS
            - As partidas serão disputadas em 02 tempos de:
 20 minutos, com 05 minutos de intervalo e 1 tempo técnico por tempo de jogo para cada equipe, com duração de 1 minuto cada - Sub 09 e Sub 11;
 25 minutos, com 05 minutos de intervalo - Sub 13;
 30 minutos, com 05 minutos de intervalo - Sub 15.
            - É obrigatória a presença de um treinador ou responsável pela equipe no banco de reservas. Entende-se por treinador ou responsável, as pessoas com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, devidamente documentadas.
            - As equipes jogarão com:
 09 (nove) jogadores, sendo 08 de linha e 01 goleiro – Sub 09;
 11 (onze) jogadores, sendo 10 de linha e 01 goleiro – Sub 11, sub 13 e sub 15.
Para a realização das partidas, as equipes deverão contar com um número mínimo de 07 (sete) jogadores.
            - Quando uma equipe sofrer três gols de diferença no placar da partida, a mesma poderá incluir um jogador a mais, voltando ao normal assim que essa diferença diminuir (Apenas no Sub 09).
            - As substituições de atletas durante o jogo serão volantes, realizadas no meio do campo, autorizadas pelo mesário.
            - Na categoria Sub 09 não haverá a regra de impedimento.
            - Nas categorias Sub 11, sub 13 e sub 15 haverá a regra do impedimento. (Trio de árbitros)
            - Os laterais serão cobrados com as mãos e os escanteios com os pés.
            - Na categoria sub 11 o escanteio será cobrado em um ponto especifico (determinado pela organização) a 5 metros de distancia da bandeirinha. Na mesma categoria, os tiros de metas serão cobrados da linha da grande área.
            - Ambas as equipes devem apresentar na mesa antes de iniciar a partida pelo menos 01 (uma) bola nº 4 para as categorias sub 09 e sub 11, e 01 (uma) bola nº 5 para as categorias sub 13 e sub 15. Todas em condições de jogo.
            - É obrigatório o uso de caneleiras. Sem esta indumentária o atleta não poderá participar da partida.
            - As equipes deverão apresentar uniformes devidamente numerados. Sendo permitido o uso de coletes numerados, caso haja a coincidência nas cores dos uniformes, desde que, todos atletas utilizem por baixo, camisas de meia manga ou manga comprida, todas da mesma cor.
           - No caso de coincidência nas cores do uniforme entre duas equipes, a equipe do lado esquerdo da tabela deverá realizar a troca de uniforme ou utilizar coletes numerados.
- Será responsabilidade da equipe, material esportivo (bola, luva, fitas para prender meião, caneleira, entre outros), hidratação e assistência médica aos atletas antes, durante e depois das partidas.
            - Os atletas deverão apresentar, antes de cada partida, ao representante, RG OU PASSAPORTE ORIGINAIS. Sem a apresentação de um desses documentos o atleta não poderá jogar, cabendo ao representante da equipe explicações para pais e alunos.
            - Apenas será permitida participação do atleta se ele comparecer com o documento exigido durante o primeiro tempo. Após o término do primeiro tempo não será permitida a entrada do atleta.
            - A equipe que comparecer ao local da partida com 06 (seis) ou menos atletas, será considerada perdedora por WO.
- Será tolerado o atraso de 15 minutos apenas para o inicio da primeira partida de cada rodada, após isso será considerado WO. Para os jogos em sequência não serão tolerados atrasos e será determinado WO.
Na impossibilidade de realizar a rodada por falta de condições climáticas (chuvas) as equipes serão informadas do cancelamento com 24 horas de antecedência da primeira partida.
Em caso de falta de condições climáticas durante as partidas será respeitada a decisão da direção do Jaraguá Clube Campestre.
           
V – FORMA DE DISPUTA
- Todos jogam contra todos em turno único (5 a 7 jogos) e final em jogo único para todas equipes:
 
            -Para a contagem de pontos será obedecido o seguinte critério:
1º) Vitória 04 (quatro) pontos
2º) Empate 02 (dois) pontos
3º) Derrota 01 (um) ponto
 
            - Para o critério de desempate:
1º) Maior número de pontos
2º) Confronto direto (não será válido em caso de empate entre 3 ou mais equipes, seguindo para o próximo critério)
3º) Maior número de vitórias
4º) Maior saldo de gols
5º) Maior número de gols a favor
6º) Menor número de gols sofridos
7º) Sorteio.
 
Para critério de desempate na final (inclusive triangular), será considerada vencedora a equipe que tiver melhor campanha na primeira fase.
 
VI – PREMIAÇÃO
            - Todas as equipes receberão medalhas de acordo com o número de inscritos, e 1 troféu para cada equipe.
            - Atletas: destaque, artilheiro e defesa menos vazada de todo o campeonato também receberão 1 troféu (cada).
            - O critério para definição do atleta Destaque do campeonato será feito da seguinte forma: Ao final de cada jogo o arbitro e o mesário escolherão, cada um, o melhor jogador da partida.
            - Ao final do campeonato o atleta que obter maior número de indicações será considerado o atleta Destaque.
            - Em caso de empate no número de gols marcados (no caso dos artilheiros), em gols sofridos (no caso da defesa) e número de indicações (no caso de atleta Destaque), receberá o troféu aquele que pertencer à equipe de melhor colocação no campeonato.
 
VII – PUNIÇÕES
            Dois (2) cartões amarelos e/ou um (1) cartão vermelho excluem o jogador da partida e suspendem o mesmo para a partida seguinte (sub 15). Caso a rodada seja adiada, a suspensão será válida para próxima partida realizada.
Na categoria Sub 11 e Sub 13, apenas o cartão amarelo será mostrado ao atleta, e as exclusões serão de forma verbal podendo o atleta expulso ser substituído por outro do banco. O cartão não suspende o atleta para a próxima partida.
Na categoria Sub 09 as exclusões serão de forma verbal podendo o atleta expulso ser substituído por outro do banco. O cartão não suspende o atleta para a próxima partida.
 
            - A equipe que configurar WO será penalizada com a perda de 03 (três) pontos na classificação geral e será encaminhada à comissão para devida análise e permanência no campeonato.
            - A equipe que vencer por WO contará na tabela com o placar de 02 (dois) X 00 (zero).
            - Todas as pessoas inscritas neste evento são passíveis de punição, estando ou não dentro de campo, bastando estar em qualquer local da praça esportiva, a qualquer momento.
            - Toda equipe inscrita na competição será responsável por elementos de sua torcida. Caso a partida não tenha condições de ser realizada por mau comportamento da torcida, a equipe da qual esta pertence poderá perder os pontos da partida em questão, vindo a sofrer sanções por quaisquer problemas criados pelos mesmos, estando sujeita a ressarcir os danos materiais, quando houver, a quem de direito.
            - O enquadramento será feito pelos representantes legais nomeados pela Olímpia Escola de Futebol.
 
VIII – DISPOSIÇÕES GERAIS
           - Tabelas, resultados e fotos serão divulgados periodicamente no site da Olímpia Escola de Futebol (www.olimpiafutebol.com.br), na página do Facebook (Olímpia Escola de Futebol) dentro do álbum do campeonato, e enviados por e-mail aos representantes das equipes participantes.
- A organização não se responsabiliza por acidentes ocorridos com participantes do evento, ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois das partidas.
            - Toda equipe tem o direito de apresentar recurso contra irregularidades observadas durante a realização da competição.
- Somente o representante da equipe, devidamente inscrito na ficha de adesão da mesma, poderá apresentar recurso junto à Organização.
- Todos os recursos deverão ser apresentados por escrito, até as 18 (dezoito) horas do primeiro dia útil após a partida, endereçados à Comissão Organizadora, pelo e-mail: selecao@olimpiafutebol.com.br
- As decisões da Organização serão irrevogáveis, não cabendo recurso a nenhum outro órgão esportivo ou de justiça comum.
Sem mais.
Comissão Organizadora.

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